Professores da rede municipal de ensino de Morro do Chapéu (BA), anunciaram nesta segunda-feira, 18, alerta de greve, em luta pelo cumprimento da lei do piso salarial da categoria. A APLB busca, sem sucesso, reunião com a gestão municipal e pede um posicionamento da prefeita Juliana Araújo.
Segundo a Coordenadora da APLB no município, Lílian Maria de Almeida, o pagamento do piso salarial é garantido “pelo Governo Federal conforme Portaria 67/2022”. “A medida apresentada atende a proposta nacional e a lei de Responsabilidade Fiscal, bem como garante a manutenção das atividades da educação no município”, disse em nota à imprensa.
Ainda segundo a categoria, a Prefeitura não deu nenhum posicionamento, nem ofereceu proposta aos professores. “O valor de 33,24% deveria ser pago pelos municípios desde o mês de Janeiro de 2022. São dois anos de salário congelado, e até o momento a prefeita Juliana Araújo não se manifestou para a categoria , não apresentou qualquer proposta . O Reajuste foi calculado em proporção ao crescimento dos recursos repassados para a Educação, não será retirado nenhum recurso de outras áreas para esse fim”, afirmou Lílian, alegando ainda que, por parte da prefeitura sobra perseguição à categoria.