Política

PREMIER BORIS JOHNSON FOI A KIEV E ANUNCIA AJUDA MILITAR A UNCRÂNIA

Com The Sun
Tasso Franco ,  Salvador | 09/04/2022 às 14:58
Boris Jonhnson e Zelensky em Kiev
Foto: REP
  A Grã-Bretanha enviará 120 veículos blindados e mísseis antinavio para a Ucrânia depois que Boris Johnson encontrou Zelensky em Kiev, devastada pela guerra.

O primeiro-ministro disse que a Ucrânia desafiou as probabilidades na luta contra a Rússia e insistiu que o Reino Unido está inabalável com eles.

Ontem, ele prometeu £ 100 milhões em mais assistência militar do Reino Unido, incluindo armamento antitanque e antiaéreo e os chamados “drones suicidas”, que vagam pelo campo de batalha antes de atacar seu alvo.

E hoje ele se encontrou com o presidente Zelensky em Kiev em uma visita não anunciada para novas conversas sobre o fim da guerra do tirano russo Vladimir Putin.

Johnson disse após a reunião: “A Ucrânia desafiou as probabilidades e afastou as forças russas dos portões de Kiev, alcançando o maior feito de armas do século 21.

“É por causa da liderança resoluta do presidente Zelensky e do heroísmo e coragem invencíveis do povo ucraniano que os objetivos monstruosos de Putin estão sendo frustrados.


“Deixei claro hoje que o Reino Unido está inabalavelmente com eles nesta luta em andamento, e estamos nisso a longo prazo.

“Estamos intensificando nosso próprio apoio militar e econômico e convocando uma aliança global para encerrar esta tragédia e garantir que a Ucrânia sobreviva e prospere como uma nação livre e soberana”.

Ambos os líderes foram fotografados sozinhos em uma sala hoje com uma bandeira britânica e ucraniana ao lado deles.

O vice-chefe do gabinete presidencial da Ucrânia, Andriy Sybiha, disse: “O Reino Unido é o líder no apoio à defesa da Ucrânia. O líder da coalizão anti-guerra. O líder em sanções contra o agressor russo.”