Política

SAÍDA DE MORO DA DISPUITA À PRESIDENTE PODE BENEFICIAR BOLSONARO

Veja nosso comentário
Tasso Franco , Salvador | 01/04/2022 às 10:10
Moro entra no União Brasil e será candidato a deputado
Foto:
  O que podemos observar é que as pesquisas de opinião pública sobre a corrida para presidente da República se desmilinguiram. Marcaram um tempo, mas, com a saída de Moro da disputa (8%), sem dúvida, ocorrerão mudanças. Para onde, então, irão esses 8% dos votos. Ainda não se sabe, até que nova pesquisa seja realizada. Não agora, no calor do momento, mas, passados ao menos 15 a 20 dias.

  Especialistas acreditam que a saída de Moro beneficiará Bolsonaro uma vez que o nome Moro nasceu na Operação Lava Jato e cresceu quando ele era ministro da Justiça do governo Bolsonaro. 

  Há, portanto, uma relação de afinidades com o eleitorado bolsonarista que estava chateado com o capitão e iria descarregar o voto em Moro.  Mas, esse eleitorado não quer Lula de forma alguma.

A desistência de Moro foi anunciada por meio de suas redes sociais e culminou em uma sequência de movimentos que ele vinha fazendo na tentativa de obter mais estrutura para sua pré-candidatura.

Moro anunciou que disputaria a Presidência no final de 2021, ao se filiar ao Podemos. De lá para cá, porém, ele se deparou com as limitações de recursos financeiros e políticos do partido para alavancar suas pretensões.

Nos últimos dias, ele passou a manter conversas com o União Brasil, partido resultante da fusão entre o Democratas e o PSL. O partido é, hoje, o maior do país e tem direito a fundo partidário de aproximadamente R$ 1 bilhão. Sua ida para a legenda, porém, esbarrou na resistência de lideranças internas que alegaram que sua filiação não significaria a adesão automática do partido à sua pré-candidatura.

Com o prazo de filiação partidária determinado pela Justiça Eleitoral se esgotando, Moro aceitou o convite do União Brasil e comunicou que, "nesse momento", abria mão de sua candidatura.

"Para ingressar no novo partido, abro mão, nesse momento, da pré-candidatura presidencial e serei um soldado da democracia para recuperar o sonho de um Brasil melhor", diz um trecho da nota.