Política

RÚSSIA BOMBARDEIA UCRÂNIA EM 3 FRENTES; CEL RUSSO MORRE EM BATALHA

Informações dão conta de que coronel Zakharov morreu na batalha de tanques
Tasso Franco , Salvador | 10/03/2022 às 16:06
Batalha de tanques
Foto: REP
   No 15º dia da invasão, o exército russo opera em várias frentes: um leve avanço para tentar se aproximar da capital Kiev e disparos de mísseis em outras cidades estratégicas, incluindo Mykolaiv, a última eclusa antes do porto de 'Odessa. De acordo com um relatório da ONU, pelo menos 516 civis foram mortos no lado ucraniano desde 26 de fevereiro. Bombardeio intenso continua nas cidades de Kharkiv, Mariupol e Mykolaiv.

Os danos causados ​​pela guerra na Ucrânia são estimados em 100 bilhões de dólares (90 bilhões de euros), segundo avaliações preliminares, disse nesta quinta-feira Oleg Ustenko, assessor econômico do presidente ucraniano. Este último, no entanto, estimou que o sistema financeiro ucraniano estava indo muito bem "dadas as circunstâncias atuais", citando "uma taxa de câmbio mais ou menos estável".

A Rússia proibiu a exportação de certos bens e equipamentos do país, para enfrentar as severas sanções econômicas adotadas contra ela pelo Ocidente pelo conflito na Ucrânia. Segundo o governo, essa proibição visa certas tecnologias relacionadas a telecomunicações, medicamentos, máquinas agrícolas e equipamentos elétricos.

Batalha de tanques

Militares ucranianos alegaram na manhã desta quinta-feira ter derrotado russos em uma ação em Brovary, distrito localizado a nordeste da capital, Kiev. As Forças Armadas da Ucrânia compartilharam um vídeo do combate que mostra o disparo de armas, tanques de guerra sendo destruídos e a tentativa de recuo dos russos. Segundo a Ucrânia, um comandante de Moscou morreu na ação.

Vídeo divulgado por militares ucranianos mostra ação em Brovary, distrito a nordeste de Kiev, com disparo de armas, tanques de guerra sendo destruídos e a tentativa de recuo dos russos. Segundo a Ucrânia, o comandante russo Zakharov morreu no local.

Vídeo divulgado por militares ucranianos mostra ação em Brovary, distrito a nordeste de Kiev, com disparo de armas, tanques de guerra sendo destruídos e a tentativa de recuo dos russos. Segundo a Ucrânia, o comandante russo Zakharov morreu no local.
 
"O comandante do regimento de ocupação, coronel Zakharov, foi liquidado. Durante a batalha no distrito de Brovary, na região de Kiev, o grupo tático do batalhão (BTGr) do 6º regimento de tanques (Chebarkul) da 90ª divisão de blindados do Comando Central sofreu perdas significativas de pessoal e equipamentos", disse a Inteligência de defesa da Ucrânia Twitter.

Boris Johnson teme que Moscou esteja 
usando armas químicas na Ucrânia

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, expressou preocupação nesta quinta-feira com relatos de que o regime "bárbaro" de Moscou está usando armas químicas na Ucrânia. "As coisas que você ouve sobre armas químicas estão fora de sua estratégia", disse o primeiro-ministro em entrevista à Sky News na quinta-feira, ecoando as preocupações expressas pelos Estados Unidos.

“Eles [os russos] começam dizendo que existem armas químicas que foram armazenadas por seus oponentes ou pelos americanos. E assim, quando eles próprios usam armas químicas, como eu temo, eles têm uma espécie de maskirovka” – um termo russo para a arte de enganar o inimigo – “uma história falsa pronta”, disse Boris Johnson. “Vimos isso na Síria, vimos… até no Reino Unido”, continuou ele, referindo-se aos envenenamentos perpetrados em solo britânico.

Apesar das negações russas, o Reino Unido responsabiliza Moscou pelo envenenamento de 2018 em Salisbury, sul da Inglaterra, do ex-agente duplo russo Sergei Skripal em Novichok. Um britânico morreu algumas semanas depois.