Política

JOÃO LEÃO E O PP AINDA NÃO DECIDIRAM QUE RUMO PARTIDO TOMARÁ NA BAHIA

A reunião de Lula com Rui, Wagner e Otto será decisiva para Leão e acontecerá na quinta feira
Tasso Franco , Salvador | 09/03/2022 às 18:59
João Leão, entre a cruz e a caldeirinha
Foto: DIV
    Em Brasília, na manhã desta quarta-feira (09) o vice-governador João Leão, presidente do PP baiano, se reuniu com o senador Ciro Nogueira, presidente nacional licenciado do Progressistas e atual ministro-chefe da Casa Civil do Governo Federal, e com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, para traçar o futuro do partido na Bahia, segundo matéria do Correio.

  "Após as declarações do senador Jaques Wagner, em entrevista no início da semana, descumprindo alinhamentos construídos fruto de amplo diálogo, o PP da Bahia precisa refletir sobre seu futuro nas eleições estaduais deste ano", afirma Leão.

  O líder do PP baiano explicou que estão sendo analisados alguns cenários. Um deles, o PP ter candidatura própria ao governo da Bahia. O outro, compor com a chapa majoritária do ex-prefeito de Salvador e secretário Geral do União Brasil, ACM Neto. João Leão ressaltou ainda a reunião que teve com o governador Rui Costa na segunda-feira.

  "Qualquer decisão que o PP venha tomar sobre nossos rumos no estado será alinhada com as nossas bancadas, e também passará por uma conversa com o governador Rui Costa e com o ex-presidente Lula, com quem esteve nos últimos dias. Trabalhamos muito pelo nosso estado e o legado do PP precisa ser respeitado, da mesma forma como temos nutrido respeito por todos os nossos aliados”, destaca o vice-governador baiano.

  Ainda de acordo com o Correio, também participaram do encontro no Distrito Federal os deputados federais Cláudio Cajado, presidente em exercício do Diretório Nacional do PP, Ronaldo Carletto, Mário Negromonte Junior e Cacá Leão, além do secretário Geral do partido na Bahia, Jabes Ribeiro.

  COMENTÁRIO DO BAHIA JÁ

  Como se pode ver a reunião de Rui Costa, Jaques Wagner, Otto Alencar e Lula da Silva, em São Paulo, nesta quinta-feira, 10, será decisiva para os rumos do PP. No meio político o entendimento é de que Lula tentará apaziguar as relações Rui e Wagner, que estariam abaladas, e encontrará uma brecha para encaixar Leão. 

  Há, no âmbito do PP, na Bahia, aqueles que defendem o afastamento imediado de Leão do PT independente da reunião de São Paulo entendendo que a humilhação a Leão já foi executada. Agora é aguardar os acontecimentos.