Política

KIEV RESISTE E SE ARMA COMO PODE PARA EVITAR A INVASÃO EXÉRCITO RUSSO

Presidente da Ucrânia pede cessar fogo para uma segunda rodada de negociações
Tasso Franco , Salvador | 01/03/2022 às 19:14
Produção de coquetéis molotiv para tentar conter a invasão russa a Kiev
Foto: Reuters
     O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse em entrevista à imprensa internacional que as forças russas precisam parar de bombardear cidades ucranianas antes das novas negociações de cessar fogo. A torre da TV em Kiev foi bombardeada.

Nesta semana, representantes dos dois países se encontraram na fronteira com Belarus, mas a reunião rendeu poucos progressos.

"É necessário pelo menos parar de bombardear as pessoas, apenas parar o bombardeio e depois sentar-se à mesa de negociações", disse em uma entrevista conjunta a jornalistas da Reuters e da CNN.

  Desde antes da guerra na Ucrânia, jogadores que atuavam no país viviam momentos de incerteza. A pré-temporada não foi disputada em solo ucraniano - já por causa da tensão com a Rússia -, mas sim na Turquia. Três dias após o fim da primeira etapa do campeonato, os profissionais desembarcaram na Ucrânia. Nesse momento se depararam com a escalada dos conflitos armados entre Ucrânia e Rússia. 

O Google anunciou que irá retirar o conteúdo produzido pela imprensa estatal russa em seu sistema de distribuição de notícias Google News.

Já a Apple disse que irá suspender a venda de dispositivos da marca em suas lojas online dentro do território russo.

O Reino Unido mudou seus requisitos de imigração para cidadãos ucranianos. A medida ocorre após críticas ao país por não "estar fazendo o suficiente" para acolher os refugiados.

A ministra do Interior, Priti Patel, garantiu que cerca de 100 mil ucranianos poderão entrar no país por 12 meses.

"Não há limite para o número de pessoas que podem optar por isso", disse. Patel acrescentou que os recém-chegados "poderão trabalhar e acessar fundos públicos".

As novas medidas incluem requisitos linguísticos e salariais, assim como a liberação de entrada a avós, filhos com mais de 18 anos e irmãos de "qualquer pessoa estabelecida no Reino Unido".

O Tribunal Penal Internacional (TPI), com sede em Haia, na Holanda, marcou audiências para 7 e 8 de março para deliberar sobre a guerra na Ucrânia.

Além disso, a presidente do tribunal, Joan E. Donoghue, dirigiu um comunicado ao ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergey Lavrov, sobre as alegações de genocídio enviados pela Ucrânia no último final de semana.