Bahia atinge 28.854 pacientes infectados pela Covid
Tasso Franco , Salvador |
18/02/2022 às 19:04
Vacinação nas escolas
Foto: Otávio Santos
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O boletim epidemiológico desta sexta-feira (18) registra 21.351 casos ativos de Covid-19 na Bahia. Nas últimas 24 horas, foram registrados 7.808 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,53%) e 7.833 recuperados (+0,55%) e mais 75 óbitos. Dos 1.481.596 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.431.391 já são considerados recuperados e 28.854 tiveram óbito confirmado.
2. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.
3. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.749.800 casos descartados e 322.334 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas desta sexta-feira. Na Bahia, 61.381 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.
4. Até o momento temos 11.381.314 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.286.163 com a segunda dose ou dose única e 3.394.671 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 451.652 crianças já foram imunizadas.
*****
5. A Secretaria Municipal de Saúde irá realizar a vacinação contra a Covid neste sábado, 19, na Unidade de Saúde da Família do Centro Social Urbano (CSU) e na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Cassa, das 7h30 às 12h30.
6. No CSU será realizada a vacinação infantil, com a aplicação da primeira dose em crianças de 6 a 11 anos (11 meses e 29 dias). A dose só pode ser aplicada na presença dos pais ou de um responsável legal.
7. Será obrigatório apresentação de cartão SUS ou CPF, RG ou certidão de nascimento e caderneta de vacinação. Os vacinados devem permanecer por pelo menos 20 minutos em observação, sob a supervisão de um médico, na unidade de vacinação.
8. No Cassa, haverá a aplicação da primeira, segunda, terceira e quarta doses da vacina. A primeira dose é destinada a adolescentes de 12 a 17 anos, pessoas maiores de 18 anos – incluindo gestantes e puérperas. É necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Para puérperas e gestantes é necessário levar uma prescrição médica após avaliação individualizada de riscos e benefícios.
9. Também haverá aplicação da segunda dose da vacina Janssen, destinada a pessoas que receberam a dose única há pelo menos dois meses. Além disso, a aplicação da segunda dose da Pfizer, Coronavac e Astrazeneca/Oxford. Todas com aprazamento até o dia 20 de fevereiro.
10. A dose de reforço será voltada para pessoas maiores de 18 anos (quatro meses após aplicação da segunda dose) e pacientes imunossuprimidos (28 dias após aplicação da segunda dose, com apresentação do relatório médico).
11. Salvador inicia neste sábado (19) a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 em crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, dentro da estratégia Liberou Geral. Os postos funcionam das 8h às 16h. Todos devem ter o Cartão SUS vinculado a algum município da Bahia.
12. Estão habilitados cerca de 8 mil jovens que receberam a primeira dose do imunizante CoronaVac no dia 22 de janeiro último. Para ter acesso ao imunizante, as crianças e adolescentes devem estar acompanhados pelos pais ou responsável de maior idade no ato da vacinação, bem como apresentar o cartão de vacina.
13. Durante a estratégia será realizado ainda o mutirão Liberou Geral da 3ª Dose, também das 8h às 16h. A imunização será administrada de acordo com os critérios e aprazamentos descritos no texto abaixo. A vacinação também será destinada para as pessoas com o cartão SUS vinculados a algum município baiano.
14. Para a realização da estratégia deste sábado, estará suspensa a aplicação da 1ª dose adulta e infantil, bem como a 2ª dose dos imunizantes Janssen, Oxford, Pfizer e CoronaVac. A vacinação contra gripe também estará suspensa.
15. Além disso, será realizada a aplicação da quarta dose para pacientes imunossuprimidos, que tenham tomado a terceira dose há pelo menos quatro meses. É necessário apresentar a carteira de vacinação e o relatório médico. Importante ressaltar que gestantes e puérperas, maiores de 18 anos, podem tomar a dose de reforço após cinco meses da aplicação da segunda dose.
16. Crianças de 5 a 11 anos começaram a receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 nas unidades de ensino onde estão matriculadas, nesta sexta-feira (18). A ação, realizada em parceria entre as secretarias da Educação (Smed) e da Saúde (SMS), foi iniciada na Escola Municipal Nova do Bairro da Paz, no bairro homônimo, e no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Mário Altenfelder, no Lobato.
17. Na Escola Municipal Nova do Bairro da Paz, a adesão dos pais à vacina foi grande, o que gerou um movimento intenso no local durante todo o dia. A unidade de ensino atende 923 alunos, nos turnos diurno e noturno. São contemplados na escola alunos desde o 1º ano até o 5º ano do Ensino Fundamental, e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), à noite.
18. Jurlene Santos trouxe o filho Pedro Gutemberg Ferreira, de 9 anos, para receber a primeira dose do imunizante. Ela celebrou a facilidade para proteger a saúde do filho e declarou ser muito importante a ação de vacinar as crianças.
19. "Eu estava ansiosa para chegar a vez dele e ele estava com um pouco de receio. Mas, conversando, Pedro entendeu que era importante, principalmente porque ele tem asma. Essa vacinação na escola é muito positiva, porque a gente não precisa se deslocar para longe ou outro bairro para vacinar nossos filhos. Estou muito feliz", contou.
20. Tiago Dutra Nascimento, 6 anos, chegou entusiasmado para receber a vacina e chamou atenção pela tranquilidade. A mãe do pequeno, Rosana de Jesus Dutra, disse contou que explicou para ele a importância de se imunizar, de forma lúdica, e que ficou surpresa com a postura do filho.
21. "Ele se vacinou como gente grande. Acredito que todos os pais devem trazer seus filhos para se imunizar. Além de proteger as crianças, a gente protege também toda a família. Com o avanço da vacinação, ainda mais agora incluindo os pequenos, ficamos menos preocupados com a doença", afirmou.
22. Para a diretora da unidade, Jurema Macedo, com a vacinação infantil não apenas a comunidade escolar ganha, mas todo o bairro fica mais fortalecido para combater o coronavírus. Ela contou que se surpreendeu com a quantidade de pais que autorizaram a imunização dos pequenos e que foram até a unidade escolar acompanhar o processo.
23. “É muito positivo porque parte deles trabalha de segunda a sábado e não têm a possibilidade de levar o filho até o posto de saúde durante a semana. Já na escola temos uma certa flexibilidade, o que facilitou bastante para muitas famílias. A vacina protege as crianças, os professores começam a se sentir mais seguros, e isso dá uma tranquilidade maior para todos”, detalhou.
24. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que podem ser consultados através do portal www. vacinometro. saude. salvador. ba. gov. br, foram vacinados hoje com a primeira dose na capital 3.205 crianças e adolescentes com idade entre 5 a 17 anos.