Cenário na base governista pode sofrer mudanças
Tasso Franco , Salvador |
15/02/2022 às 18:39
Senador Jaques Wagner
Foto: REP
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. A cúpula nacional do PT, Lula à frente, o manda-chuva, estaria decidindo que o candidato a governador da base governista Bahia será o senador Otto Alencar (PSD), Rui Costa se licenciando e passando o governo a Leão para ser o candidato do PT ao Senado; e um pepista para vice-governador sendo o mais cotado Nelson Leal, o qual já foi presidente da Assembleia e atualmente, é secretário de estado.
2. Com isso, a base se pacificaria, especialmente com Leão que, finalmente, se tornaria govermnador por 8 meses e seu PP ficaria com a vice. Leão governador por esse período reforçaria o PP no estado com a eleição de novos e mais deputados estaduais e a garantia de Cacé Leão para federal. Os xiitas petistas, no entanto, torcem para que isso não aconteça.
3. Segundo o que já circula na imprensa nacional com essa estratégia, se vitoriosa, o PT baiano emplacaria dois senadores, Lula eleito se assim as urnas confirmarem, abrindo espaço para Wagner presidente do Senado.
4. Bem, esse parece ser o andamento da política na base situacionista baiana, o governador em muxoxo porque segundo consta quer ficar no mandato até o final e comandar a sucessão. Os sinais estão nesta direção, mas, em política, o que vale são os finalmente o que deverá acontecer após o Momo, em março. Mais tardar no inicio de abril.
5. Segundo O Globo, o senador Jaques Wagner (PT) discute a hipótese de desistir da candidatura ao governo da Bahia nas eleições deste ano. Ele, o governador Rui Costa e o senador Otto Alencar (PSD-BA) se reuniram na tarde desta terça-feira com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em São Paulo.
6. Wagner ainda tem quatro anos de mandato como senador. Se não for candidato, ele pode integrar a coordenação da campanha presidencial de Lula.
7. O PT governa a Bahia há 16 anos. Foram dois mandatos de Wagner e dois de Costa. O principal adversário do partido na eleição baiana deste ano seria o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil). As pesquisas o colocam como favorito.
*****
8. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 55 óbitos, 5.346 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,37%) e 7.562 recuperados (+0,54%). Dos 1.464.432 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.411.565 já são considerados recuperados,24.276 encontram-se ativos e 28.591 tiveram óbito confirmado.
9. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.743.310 casos descartados e 320.380 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas desta terça-feira (15). Na Bahia, 60.781 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.
10. Até o momento temos 11.387.787 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.211.626 com a segunda dose ou dose única e 3.196.168 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 371.996 crianças já foram imunizadas.
11. Decreto publicado no Diário Oficial do Estado, nesta terça-feira (15), proíbe a realização de festas de rua em todo o território baiano, até 2 de março de 2022. A medida inclui especialmente eventos pré-carnavalescos ou carnavalescos, previamente organizados ou espontâneos, tais como: marchinhas, blocos, fanfarras, desfiles e afins. O objetivo é evitar qualquer tipo de aglomeração e o descumprimento dos protocolos sanitários estabelecidos contra a Covid-19.
12. O mesmo decreto mantém a validade até 2 de março da autorização para a realização de eventos e atividades com a presença de público de até 1.500 (mil e quinhentas) pessoas, tais como: cerimônias de casamento, eventos urbanos e rurais em logradouros públicos ou privados, eventos exclusivamente científicos e profissionais, circos, parques de exposições, solenidades de formatura, feiras, passeatas, parques de diversões, teatros, cinemas, museus e afins.
13. Um outro decreto, também publicado nesta terça-feira, mantém o expediente normal nas repartições públicas do Poder Executivo Estadual nos dias 25 e 28 de fevereiro e 01 de março de 2022.
14. Foi grande a procura por vacinas contra a Covid-19 na manhã desta terça-feira (15) em Lauro de Freitas. No Ginásio de Esportes do Aracuí, um dos locais onde estavam sendo disponibilizados os imunizantes, a busca foi grande durante toda a manhã, tanto de pedestres como de motoristas que preferiram a vacinação realizada no drive-thru montado em frente ao ginásio. Muitas pessoas também procuraram a Unidade de Saúde da Família (USF) Irmã Dulce, em Portão.
15. De acordo com informações da Secretaria Municipal da Saúde (SESA), mais de 2 mil pessoas foram vacinadas nesta terça-feira (15), com 1ª, 2ª e 3ª dose. Em Lauro de Freitas, mais de 185.400 já foram vacinadas com a 1ª dose de alguma das vacinas disponibilizadas pelo Plano Nacional de Imunização, o que corresponde 97% do público do município com idade a partir de 5 anos, população autorizada a se vacinar, de acordo com o Ministério da Saúde.
16. Rodrigo Silva, de 16 anos, já poderia ter se imunizado há algum tempo, no entanto, escolheu essa terça-feira (15) para tomar a 1ª dose da vacina. Ele relata que tem tido dificuldade para acessar alguns lugares por conta da ausência do comprovante de vacinação.
17. “A vacina agora é um documento que você tem que ter para sair para qualquer lugar, estou precisando, por exemplo, tirar segunda via do RG e para isso preciso do comprovante de vacina,” relatou o jovem.
18. A maioria da população do município preferiu seguir o calendário de vacinação. Mais de 84% da população com faixa-etária a partir dos 12 anos já tomou as duas doses da vacina contra a Covid-19. Lauro de Freitas também segue avançando na aplicação da 3ª dose dos imunizantes, já aplicada em mais de 57.757 mil pessoas. A empregada doméstica Sirlene de Jesus Gomes, de 52 anos, está incluída neste universo.
19. “A 1ª e a 2ª dose eu tomei na data certinha, a 3ª eu acabei atrasando um pouco, mas hoje meu filho me ligou e me disse que estava tendo aqui no Irmã Dulce, aí como moro aqui pertinho, em Portão, vim me vacinar antes de ir para o trabalho. Neste tempo todo da pandemia, mesmo antes da vacina, trabalhei em casa de família, mas graças a Deus não peguei e agora estou mais tranquila com a vacina,” comemorou.
20. Oposição vai pedir vistas ao projeto de privatização da Embasa.