Bahia tem mais 49 óbitos pela Covid no Estado e chega a 28.448 mortos no total
Tasso Franco , da reda��o em Salvador |
11/02/2022 às 18:53
Nova secretária, Adélia Pinheiro, presidiu encontro
Foto: SESAB
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O boletim epidemiológico desta sexta-feira (11) registra 30.246 casos ativos de Covid-19 na Bahia. Nas últimas 24 horas, foram registrados 8.659 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,60%), 8.382 recuperados (+0,61%) e mais 49 óbitos. Dos 1.444.048 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.385.354 já são considerados recuperados e 28.448 tiveram óbito confirmado.
2. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.
3. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.737.320 casos descartados e 323.560 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas desta sexta. Na Bahia, 60.247 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.
4. Até o momento temos 11.365.096 pessoas vacinadas com a primeira dose, 10.178.486 com a segunda dose ou dose única e 3.081.438 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 314.736 crianças já foram imunizadas.
*****
5. Os membros da Comissão de Coordenação Estadual do Programa Mais Médicos para o Brasil tomaram posse em cerimônia realizada nesta sexta-feira (11), na Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab). A Comissão de Coordenação Estadual do Programa Mais Médicos constitui instâncias de coordenação, orientação e cumprimento das atividades necessárias à execução do programa no âmbito estadual.
6. A secretária de Saúde do Estado da Bahia, Adélia Pinheiro, presidiu a cerimônia e destacou a importância do programa Mais Médicos para a atenção básica de saúde e formação de novos profissionais atuantes.
7. “Essa retomada acontece em um momento que se faz necessário discutir a formação de médicos para além da graduação, do campo acadêmico. Logo começaremos a formar esse maior número de médicos e precisamos ordenar essa formação de maneira eficiente”, destacou.
8. O processo de reativação da Comissão de Coordenação Estadual no estado da Bahia acontece em parceria com membros do Ministério da Saúde, Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado da Bahia e instituições de ensino. De acordo com a superintendente de Recursos Humanos da Saúde (SUPERH) e representante da Sesab na Comissão, Janaína Peralta, o comitê já possui um plano de atuação para melhorar a cobertura assistencial na Bahia.
9. “Quando a lei dos Mais Médicos foi instituída, ela também possibilitou que algumas instituições de ensino pudessem ter o credenciamento de novos cursos de medicina ou ampliação de vagas dos cursos já existentes para a gente tentar cobrir um vazio assistencial da falta de médicos. Então, essa comissão começa a pensar sobre esses futuros profissionais.
10. Os primeiros cursos que foram autorizados já começam a formar os primeiros médicos e o estado e o município começam a ver como fixar esse profissional naquela cidade”, explicou.
11. Os procuradores e promotores de Justiça da Bahia irão às urnas na próxima segunda-feira, dia 14, para eleger os nomes que comporão a lista tríplice, a partir da qual será escolhido o procurador-geral de Justiça que chefiará o Ministério Público baiano no biênio 2022/2024.
12. Este ano, a votação será realizada exclusivamente por meio da rede mundial de computadores, em voto remoto, através do Sistema do Voto Digital. Disputam uma vaga na lista tríplice os Promotores de Justiça Alexandre Soares Cruz, José Renato Oliva de Mattos, Norma Angélica Reis Cardoso Cavalcanti, Paulo Eduardo Garrido Modesto e Pedro Maia Souza Marques.
13. A lista com o nome dos três candidatos mais votados será encaminhada ao governador do Estado, a quem caberá escolher, no prazo de 15 dias, o nome do novo procurador-geral de Justiça.
14. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disponibiliza, nesta sexta-feira (11), vagas para regularizar a situação cadastral de brasileiros vacinados contra a Covid-19 no exterior, com imunizantes autorizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os atendimentos começarão a partir de segunda-feira (14) e o agendamento será apenas para registro de vacinação, ou seja, no local não será realizada a imunização
15. Os interessados deverão fazer agendamento pelo site Vacina Hora Marcada, no site vacinahoramarcadaviagem. salvador. ba. gov. br . Ao comparecer no dia, local e horário marcados, devem levar original e cópia do comprovante de residência e cartão de vacina internacional.
16. O serviço também contemplará estrangeiros que estão na cidade e voluntários de ensaios clínicos/pesquisas. Todos devem apresentar os documentos acima citados e, no caso dos voluntários, também devem apresentar original e cópia do cartão de vacina obtido no estudo/pesquisa.
17. A medida foi autorizada pelo Ministério da Saúde diante da falta de informações na Rede Nacional de Dados das pessoas vacinadas em outros países ou imunizadas como voluntárias de pesquisas. Com a regularização da situação cadastral, essas pessoas terão acesso ao Passaporte da Vacina de Salvador com a comprovação da sua condição vacinal, bem como poderão usar o documento em pontos comerciais onde é feita a exigência do mesmo.
18. Lauro de Freitas retoma, na manhã deste sábado (12), a estratégia de vacinação infantil contra a Covid-19, no período das 8h às 12h. A Coronavac será disponibilizada na Escola 2 de Julho, na Itinga, para crianças de 6 a 11 anos, sem comorbidades. Já na Unime, no Centro, a Pfizer será aplicada em crianças com idade de 5 a 11 anos. O público deve estar devidamente cadastrado.
19. O município registra mais de 6.800 crianças de 5 a 11 anos vacinadas com a primeira dose de um dos imunizantes disponíveis para este público. O número representa 36,6% do público dessa faixa etária, estimado em 18 mil pessoas.
20. Pais e responsáveis que ainda não realizaram o cadastro dos pequenos, podem inserir os dados dos filhos através do site da prefeitura. Ele é indispensável para a aplicação da vacina. O público deve ser cadastrado ao menos 24 horas antes do dia da vacinação.
21. Para a triagem é necessário apresentar documento de identificação, cartão do SUS ou CPF, comprovante de residência, além do formulário de autorização impresso, disponibilizado no site da Prefeitura, no endereço www.laurodefreitas.ba.gov.br. O documento também estará disponível para preenchimento no local da aplicação. Crianças com comorbidades também deverão apresentar relatório médico atualizado.
22. A maioria da população laurofreitense com idade a partir de 12 anos já foi imunizada com ao menos duas doses da vacina contra a Covid-19. O município atingiu 84% da população imunizada com duas doses, em mais um dia de estratégia de vacinação voltada à aplicação da 3ª dose (Astrazeneca/Oxford), 2ª dose (Coronavac/Astrazeneca) e 2ª dose da Janssen, nesta sexta-feira (11).
23. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o público com idade a partir de 12 anos no município é superior a 172.640 pessoas. O número de pessoas que já tomaram as três doses de uma das vacinas disponibilizadas é de 56.261 pessoas, correspondente a 32.5%.
24. A Sesa informa que a aplicação da 1ª, 2ª e 3ª dose para adolescentes e adultos estará suspensa neste sábado.