Política

MORRE AOS 91 ANOS IDADE, EX-CONSELHEIRO E EX-DEPUTADO FAUSTINO DIAS

Moções de pesar no TCE e na Assembleia Legislativa da Bahia
Tasso Franco , Salvador | 08/02/2022 às 18:44
Faustino Dias Lima
Foto: DIV
     Ao final da sessão desta terça-feira (08.02), o plenário do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) aprovou, à unanimidade, moção de pesar pelo falecimento, ocorrido na tarde desta terça-feira, do conselheiro aposentado, ex-presidente da Corte de Contas, e ex-deputado estadual Faustino Dias Lima. 

Natural de Santo Amaro, ele nasceu em 23 de julho de 1930 e, no texto da moção, apresentada pelo presidente do Tribunal, conselheiro Marcus Presidio, foi feito um breve relato da vida pública, citando os cargos que ocupou e destacou sua grande colaboração ao Tribunal de Contas, durante o período em que exerceu as funções de conselheiro.

Os demais conselheiros aderiram à moção de pesar e alguns fizeram uso da palavra para tecer elogios à figura de Faustino Lima, lembrando sua capacidade como homem público, sua personalidade afável e generosidade, características que marcaram sua atuação nas funções que desempenhou ao longo da vida e no trato com os demais.

 PARIPIRANGA OU SANTO AMARO

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Adolfo Menezes (PSD), lamentou, na tarde desta terça-feira (08.02), a morte do ex-deputado Faustino Dias Lima, ocorrida na manhã de hoje, numa unidade hospitalar da capital baiana, aos 91 anos de idade.

“A política baiana perde um pedaço de sua história. Em apenas um mandato de deputado estadual, 1983 – 1987 -, eleito pelo PDS (Partido Democrático Social), Faustino Lima se caracterizou pela intensidade com que se envolveu na atividade política. Na Assembleia Legislativa da Bahia, inclusive, presidiu a Mesa Diretora no biênio 1985/86, além de expressiva participação nas comissões temáticas”, destacou, o chefe do Legislativo estadual, em moção de pesar, apresentada à Mesa Diretora da Casa. 

Adolfo Menezes também salientou a contribuição de Faustino Lima na vida pública de Feira de Santana, embora tenha sido filho do município de Paripiranga. “Faustino Lima, em sua vida pública, compartilhou muito os seus conhecimentos em economia para o desenvolvimento da máquina pública de Feira de Santana, onde foi secretário de Finanças e provedor da Santa Casa de Misericórdia”, disse o presidente da Alba.

Além de presidir o Legislativo baiano, Faustino Lima também dirigiu a Comissão de Finanças e Orçamento (1983); titular da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Social e Urbano (1983); e suplente das comissões de Saúde Pública e Saneamento (1983) e Educação e Serviços Públicos (1983). O ex-deputado deixa dois filhos: Antônio Fernando e José Albérico.