1. Estudantes da Faculdade de Medicina da Bahia (FMB), da Universidade Federal da Bahia (Ufba) vão realizar uma manifestação nesta segunda-feira (10), a partir das 9h, na frente da Sede Mater da FMB, no Largo do Terreiro de Jesus, no Centro Histórico. Com apoio do Diretório Acadêmico, os alunos cobram respostas do Colegiado de Medicina e da Diretoria da FMB acerca das demandas apresentadas para minimizar os impactos causados durante a pandemia, sobretudo o atraso no tempo de conclusão do curso.
2. No final de dezembro, foi encaminhada ao Colegiado e à Diretoria da FMB uma carta assinada por quase 300 alunos de todas as turmas de Medicina da Ufba. O documento apresenta as sugestões para viabilizar a progressão dos cursos e permitir ajustes no calendário, reduzindo os atrasos que já chegam a quase dois semestres. Entre as sugestões estão a oferta de cursos de férias e a realização de três semestres em um ano, práticas já realizadas em períodos pós-greve.
3. Os estudantes criticam e classificam como lenta e pouco efetiva a tomada de decisões do Colegiado, da Diretoria da FMB e de alguns departamentos para resolver tais questões, apesar da tentativa incessante por parte do alunado.
4. “Hoje, estamos colhendo os frutos da apatia do Colegiado e alguns departamentos. Porém, não devemos aceitar isso silenciosa e passivamente. Devemos lutar por nossos direitos, enquanto discentes, e reivindicar ações contundentes para não atrasarmos, ainda mais, o nosso período de formação. Vamos juntas e juntos?”, diz o trecho de convocação para a manifestação que circula nas redes sociais.
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5. Os moradores do distrito de Taboquinhas que residiam na Rua Beira Rio, uma das mais atingidas pelas últimas chuvas, serão deslocados para uma outra área, muito mais segura e com infraestrutura adequada, que já está sendo preparada pela Prefeitura de Itacaré. Na manhã desta sexta-feira o prefeito Antônio de Anízio, acompanhado do diretor de Projetos Ademar Sá e da equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, esteve na Rua Rafael Mota Barros, em Taboquinhas, realizando vistoria da área que será destinada para a construção de casas que beneficiarão os moradores da Rua Beira Rio que foram vítimas da última enchente do Rio de Contas.
6. A proposta, segundo adiantou o prefeito, é garantir uma moradia mais digna às vítimas desse desastre natural, por esse motivo, a Prefeitura de Itacaré vai realocar os moradores para esse novo loteamento e doar os materiais para construção dos imóveis. O projeto é construir todas as casas em regime de mutirão. E as obras de terraplanagem serão iniciadas já neste sábado, preparando todo o espaço para abrigar os moradores com as novas residências muito mais seguras, já que as últimas chuvas provocaram uma das maiores enchentes dos últimos anos do Rio de Contas e deixou vários desalojados e desabrigados.
7. E além da questão social, garantindo segurança e moradia mais digna para a comunidade, o projeto também visa o desenvolvimento econômico do distrito, incrementando ainda mais o turismo de Taboquinhas. De acordo com o prefeito, as casas em situação de risco da Rua Beira Rio serão removidas e no local será construído um grande cais, proporcionando um espaço de lazer para os moradores e turistas.
8. “Com esse novo espaço, vamos estar garantindo casas seguras e ao mesmo tempo investindo ainda mais no potencial turístico de Taboquinhas”, complementou o prefeito.
9. A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) iniciou, na manhã deste sábado (8), a operação “Tá na Pegada - Sua Praia mais Limpa”, que vai intensificar a limpeza das praias durante o verão e promover ações socioeducativas. A iniciativa visa sensibilizar os banhistas sobre a necessidade de descartar corretamente os resíduos e cuidar das praias soteropolitanas.
10. A primeira ação foi realizada em parceria com o “Praia Boa é a Nossa”, composto por moradores do bairro de Praia Grande, no subúrbio de Salvador. Além de contribuir com a limpeza da praia, o projeto também atua de forma pedagógica, desenvolvendo atividades artísticas e educacionais para as crianças da comunidade local.
11. Presente no local, a vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos, classificou este primeiro encontro em Praia Grande como algo de extrema importância, porque atinge dois pontos. Um deles é a limpeza das praias em um momento com maior fluxo de pessoas, entre os meses de janeiro e março e, em segundo, a conscientização, fazendo com que cada cidadão entenda que ele também é um elemento importante para a preservação da cidade.
12. “Se a gente cuida da cidade, a gente garante uma sustentabilidade e uma vida mais tranquila e segura. Seja consciente, separe seu material, entregue nas casas So+Ma pois, se cada um fizer a sua parte, a gente terá um mundo mais feliz”, recomenda Ana Paula.
13. O gerente de Operações da Limpurb, Cleyton Sena, afirmou que o objetivo da ação com a comunidade local visa não só educar os moradores, mas também criar uma parceria entre comunidade e Limpurb. “Vemos muito descarte de entulho na praia, móveis velhos, até fogão e geladeira, então esse projeto visa manter a praia limpa. Por exemplo, temos uma caixa coletora aqui perto, mas, às vezes, é mais cômodo para o morador descartar aqui. Então tentamos educar, para que a comunidade nos ajude”.
14. Idealizadora do projeto Praia Boa É a Nossa e moradora de Praia Grande, Margarete Nobre destacou a necessidade da ação. “É importante ter essa iniciativa, estar em um local limpo, um ambiente onde sempre estamos e conscientizando as crianças, para que tenham noção da limpeza nas praias”.
15. Até o final do verão, a ação está prevista ainda para acontecer em outros cinco pontos da cidade, compreendendo os bairros de Piatã, Itapuã, Lobato e Barra, além do trecho entre Paripe e a praia de Tubarão.
16. Com a missão de mobilizar ações voltadas para promover a cidadania e a erradicação da pobreza, a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre) disponibilizou, em 2021, quase 80 concessões de auxílio viagem, com um investimento total de mais de R$30 mil. O benefício, de caráter temporário, garante ao cidadão e às famílias condições dignas de retorno aos seus lares.
17. O titular da pasta, Kiki Bispo, ressaltou que, por trás de cada pessoa em situação de rua, há um motivo diferente para a condição de vulnerabilidade em que ela está. “Muitas pessoas em situação de rua não estão nessa condição porque querem. Algumas saem para aventurar trabalho em outros estados e acabam por ficar no meio do caminho e, infelizmente, sem teto. Sensível a essa situação, a Sempre criou o Auxílio Viagem, de forma a proporcionar uma condição digna ao cidadão e às famílias para que possam retornar aos seus lares. É um serviço social muito importante para os beneficiados, cujo número só cresce”, destacou Bispo.
18. O acesso ao auxílio ocorre através dos serviços e atendimentos prestados pela Sempre, a exemplo da abordagem social, do atendimento nos Centros POP e no Núcleo de Ações Articuladas para População em Situação de Rua (Nuar). É necessário que o assistido apresente documento oficial com foto, CPF e, caso possua Cadastro Único (CadÚnico), é possível usar o Número de Identificação Social (NIS) para liberar o benefício.
19. O encaminhamento é feito com auxílio de equipes socioassistenciais de outros estados e municípios, pois, caso haja algum familiar na cidade de destino do assistido, já é feito um alinhamento para acolhimento desta pessoa até o regresso ao convívio familiar. Enquanto aguardam o andamento dos trâmites burocráticos para liberação do provimento, os assistidos recebem apoio em uma das 17 Unidades de Acolhimento Institucional (UAIs) da cidade. Atualmente, são disponibilizadas 1.086 vagas e o auxílio viagem é liberado em até 20 dias.
20. De acordo com Cláudia Maria Conceição, técnica de Referência de Atendimento à População em Situação de Rua da Sempre, se o beneficiado não tiver o NIS, é feita uma declaração informando que a pessoa não tem condições de custear o benefício. Isso porque a condição exigida é de que o cidadão esteja desempregado ou ganhe até meio salário mínimo.
21. “Em muitos casos, o próprio técnico que realiza o atendimento faz uma declaração informando que a pessoa não trabalha, está em unidade de acolhimento ou em situação de rua e não tem como custear a passagem, aí é deferido o auxílio. A gente entende a necessidade de a pessoa querer sair daqui, por isso solicitamos o benefício não apenas para a cidade de origem, mas para onde ele quiser ir. No entanto, é necessário passar pela equipe socioassistencial de Salvador”, explica Cláudia.
22. A técnica lembra um caso de uma moradora de Belo Horizonte que estava em situação de rua na cidade, junto ao esposo e dois filhos. Ela foi vítima do próprio companheiro e, através da rede socioassistencial dos dois municípios, foi feito o retorno dela à cidade de origem com as crianças. Lá, ela foi acolhida por quatro meses pelo Estado, antes do retorno à base familiar. “Foi um caso emblemático e de sucesso dessa rede unida. Fico feliz de conseguir fazer uma boa articulação e ver que ela deu prosseguimento à vida”, conclui Cláudia.