A solidariedade do Natal é frequente
Tasso Franco , Salvador |
24/12/2021 às 15:41
Agentes de trânsito fazem doações
Foto: SECOM PMS
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. A Bahia registrou 395 casos de Síndrome Gripal (SG) com laudo positivo para Influenza A H3N2 e cinco mortes ocasionadas pela doença. De acordo com o boletim divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP) nesta quinta-feira (23), 72 casos evoluíram para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e necessitaram de hospitalização, sendo 01 de Camaçari, 01 de Lauro de Freitas e 69 de Salvador. Os dados são referentes até a semana epidemiológica 51, encerrada na última quarta-feira (22).
2. Foram registrados 5 óbitos ocasionados pela Síndrome Respiratória Aguda Grave por Influenza A H3N2, o que representa uma taxa de letalidade de 6,9% entre os casos de SRAG hospitalizados. A maior letalidade foi observada na faixa etária igual ou maior a 80 anos, com registro de 03 óbitos dentre os 17 casos confirmados nesse grupo (17,6%); seguido da faixa de 60 a 69 anos, com 01 óbito dentre 7 casos (14,3%); e 70 a 79 anos, com 01 óbito dentre 14 casos. Não foram registrados óbitos em menores de 59 anos.
3. O monitoramento da circulação de vírus respiratórios é realizado através da notificação dos casos de SRAG no sistema de informação SIVEP-GRIPE. “E também através de amostragem realizada por unidades sentinelas da Síndrome Gripal (SG). Para efeito de notificação, devem ser considerados os casos de SRAG hospitalizados ou os óbitos por SRAG independentemente de hospitalização”, explica o boletim.
4. Devido à instabilidade no sistema de informação do Ministério da Saúde, o acesso aos dados de notificação de casos tem sido inconsistente e descontínuo, fazendo com que as informações permaneçam sujeitas a revisão.
5. Com os sistemas e banco de dados do Ministério da Saúde fora do ar há 14 dias, o boletim epidemiológico tem sido divulgado apenas de forma adaptada. O problema é consequência do ataque de hackers sofrido pelo Ministério em 10 de dezembro.
6. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 6 óbitos confirmados por Covid-19. Desde o início da pandemia, o total de óbitos é de 27.458. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.
7. Buscando facilitar a vida dos clientes e oferecer ainda mais conforto na hora das compras de final de ano, o Shopping Barra reativou o serviço de vallet no Dp1. Sem filas, o cliente não precisa se preocupar em encontrar vagas no estacionamento, deixa seu carro com uma equipe de profissionais com máscaras, garantindo limpeza e segurança aos veículos.
8. O superintendente do Shopping Barra, André Podhorodeski, explicou que a retomada do serviço visa tornar ainda mais prazerosa a experiência de fazer as compras de Natal no Barra. “Com o atendimento especial, o cliente terá mais praticidade e conforto ao chegar no estacionamento, sem precisar procurar por vagas disponíveis”, disse.
9. Mais uma vez as viaturas da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) foram usadas para levar solidariedade. Na manhã desta quinta-feira (23), os agentes de trânsito doaram mais de 1 tonelada de alimentos para duas instituições de caridade de Salvador.
10. A primeira a receber os donativos nesta antevéspera de Natal foi a Casa da Criança Bezerra de Menezes, em Canabrava. No local, cerca de 50 crianças, entre 2 e 6 anos de idade, são acolhidas, têm oportunidade de estudar e se alimentar. Na oportunidade, os agentes ainda tiveram a possibilidade de bater um papo com a criançada.
11. “Agradecemos à Transalvador a excelente iniciativa que tiveram para ajudar a nossa instituição. Continuem nos ajudando. As nossas crianças precisam”, afirmou a coordenadora da instituição, Virgínia Vieira.
12. Em seguida, as viaturas foram levar os donativos para os idosos do Lar Irmã Maria Luiza, nos Mares. No local, moram 17 pessoas entre 65 e 107 anos, onde recebem todos os cuidados necessários. Além dos alimentos, os agentes se juntaram e custaram dois botijões de gás, que estavam em falta no momento na instituição.
13. O superintendente da Transalvador, Marcus Passos, acompanhou os agentes durante as doações e elogiou a atitude dos servidores da pasta neste período natalino. “É muito gratificante ver que nossos agentes se empenharam de maneira tão árdua para ajudar o próximo de maneira tão especial. Isso confirma que eles estão prontos para ajudar o cidadão nas mais diversas formas”, destacou.
14. Os donativos entregues foram arrecadados pelos próprios agentes numa campanha realizada internamente na Transalvador. Ao todo, 2,7 toneladas de alimentos e ração para animais foram arrecadadas. Desse total, 1 tonelada foi doada, no sábado passado, para famílias no sul do estado, atingidas pelas enchentes.
15. Quem quiser ajudar as duas instituições filantrópicas basta entrar em contato ou ir diretamente nas sedes da Casa da Criança Bezerra de Menezes, na Rua Artêmio Castro Valente, 483, Canabrava; ou no Lar Irmã Maria Luiza, na Avenida Conselheiro Zacarias, 19, Mares.
16. A magia do Natal chegou com mais força este ano para Luiz Guilherme Soares e Lara Beatriz, ambos pacientes em condições que os mantém grande parte do tempo restritos ao leito e que puderam fazer um passeio muito especial este ano. Através de uma iniciativa da S.O.S. Vida, empresa de home care que, com acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, ambulância e todos os cuidados necessários, promoveu a visita dos dois ao Natal do Campo Grande.
17. O pequeno Luiz Guilherme Soares, de 3 anos, foi o primeiro a realizar a visita este ano e viveu momento de alegria ao lado de seus familiares. Ele é paciente de uma Doença Muscular Progressiva, escoliose e um tem atraso do desenvolvimento neuropsicomotor, recebendo hoje o tratamento em home care.
18. “Luiz Guilherme é uma criança que gosta muito de sair, mas com a pandemia e com o quadro de saúde dele hoje, tem sido mais raro termos conseguido fazer isso. Como ele vem desde muito pequeno em tratamento, essa foi a primeira vez que ele viu a decoração de Natal e estamos muito felizes com essa possibilidade”, conta a mãe, Ana Beatriz Soares.
19. Este Natal também foi mais especial para Lara Beatriz, 18 anos, que viu de perto o Papai Noel e percorreu, junto com seu pai e equipe assistencial, a Vila de Natal do Campo Grande.
20. A jovem, que possui distrofia muscular congênita, saiu pela primeira vez à noite desde o início da pandemia, com apoio da S.O.S. Vida. Alegre, Lara interagiu com os dançarinos, posou para fotos e fez até um pedido ao Papai Noel, sempre com um sorriso no rosto.
21. O pai, Alfredo Santos Oliveira, disse que cancelou uma viagem que estava programada para acompanhar a filha no passeio. “É uma alegria muito grande e só tenho a agradecer a S.O.S. Vida por proporcionar essa experiência para a minha filha, que tem poucas oportunidades de sair de casa”, disse o pai.
22. A supervisora de Fisioterapia da S.O.S. Vida, Andréa Couto, destaca que realizar ações como essa faz parte de um olhar mais amplo para o paciente, buscando tratar os sintomas físicos, mas também proporcionar experiências que ajudem no controle de questões emocionais, trazendo alegria e bem-estar para o paciente e seus familiares.