Covid segue matando na Bahia: hoje, 7 óbitos
Tasso Franco , Salvador |
15/12/2021 às 19:19
Só hoje, a secretária visitou três localidades no Extremo Sul
Foto: SESAB
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Com os sistemas e banco de dados do Ministério da Saúde fora do ar há seis dias, o boletim epidemiológico tem sido divulgado apenas de forma adaptada. O problema é consequência do ataque de hackers sofrido pelo Ministério na última sexta-feira (10).
2. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 7 óbitos confirmados por Covid-19. Desde o início da pandemia, o total de óbitos é de 27.417. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.
3. Nesta terça (14) e quarta-feira (15), a secretária da Saúde da Bahia, Tereza Paim, visitou os municípios de Jucuruçu, Coqueiro e Nova Alegria – distrito que foi completamente destruído pela ação das chuvas dos últimos dias.
4. Paim acompanhou de perto os desafios enfrentados pelos moradores que tiveram suas casas destruídas pela força das águas. “Muita gratidão a Deus pela possibilidade de contribuir, através do Governo da Bahia, para o cuidado com a saúde da população. Já são 5 meses à frente da Secretaria e, entre tantas enfrentamentos em meio a uma pandemia, tivemos agravos com as enchentes do Extremo Sul.
5. - Muitas pessoas perderam suas casas, a construção de bens de uma vida inteira e, nesse momento, estão isoladas e afetadas emocionalmente, fisicamente. Assisti de perto esse sofrimento e levamos para a população, além de alimentos, vacinação, educação no cuidado com as casas, sanitização entrega de medicamentos básicos, que se traduzem em possibilidade de reconstrução da esperança através da prevenção em saúde. Sigo olhando no olho de cada um para dizer que acreditem nas pessoas e retomem a esperança de dias melhores”, avalia Paim.
6. De acordo com o último boletim divulgado pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia, 11 pessoas morreram e 267 ficaram feridas após as fortes chuvas que atingiram a região. Mais de 15 mil pessoas ficaram desalojadas e mais de 6 mil desabrigadas.
7. “Espero de todos o que sempre espero de mim, que é muito empenho, empatia e profissionalismo com as causas que escolhemos para cumprir. A população pode estar vulnerável, mas ela sabe exatamente do que precisa: diálogo, acolhimento e ensinamentos técnicos para terem saúde e força para a reconstrução de suas vidas. Obrigada à todos, estarei atenta e de prontidão aqui no comando da Saúde no Estado da Bahia”, agradece.
8. A Câmara Municipal de Salvador abriu o espaço da Tribuna Popular, na tarde da última segunda-feira (13), durante a 50ª Sessão Ordinária da 19ª Legislatura, para ouvir as dirigentes das associações Educativa e Cultural Didá e Cultural de Agentes de Pastoral Negros do Brasil – Quilombo Central. Os trabalhos da sessão semipresencial a partir do Plenário Cosme de Farias foram conduzidos pelo presidente da Casa, vereador Geraldo Júnior (MDB).
9. Conforme Eliene Oliveira dos Santos, coordenadora das baianas da Associação Educativa e Cultural Didá, o seu tabuleiro foi apreendido pela Prefeitura, ficando desde então impossibilitada de trabalhar e sustentar os três filhos. “Peço socorro, estou sem poder trabalhar. Não quero viver de auxílio”, afirmou.
10. Em sua denúncia, Eliene Oliveira disse que entrou com o processo junto à Prefeitura para manter o ponto de trabalho, mas o processo foi suspenso, continuando impedida de instalar o tabuleiro no local. Lembrou ainda das dificuldades enfrentadas durante a pandemia da Covid-19.
11. Prestes a concluir seu primeiro ano de mandato como prefeito do município de Jequié, Zé Cocá (PP), que é também presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), conquistou aprovação 71% dos jequieenses na avaliação de sua gestão. O resultado foi obtido com a soma dos grupos que classificam o mandato como ótimo, bom e regular, em pesquisa realizada entre os dias 9 e 10 deste mês. O Instituto Baiano de Dados e Estatística ouviu a população da faixa etária de 16 a 58 anos, das classes A, B e C, sendo 49% do sexo masculino e 51% do sexo feminino.
12. De acordo com a pesquisa, 35% consideram a atual gestão ótima, 36% consideram boa e 27% consideram regular, contra 1% que consideram a atual gestão ruim, e 1% péssima. A análise da pesquisa aponta que apenas 15,5% dos entrevistados desaprovam a gestão de Zé Cocá, somando-se 1% dos que consideram a administração ruim, mais o percentual de 1% péssimo, acrescido da metade dos que acharam que a gestão está regular, portanto 13,5%, totalizando 15,5%. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máximo estimada é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos.
13. Analistas políticos consideram que o alto índice de aprovação conquistado por Zé Cocá deve-se à gestão marcada pela austeridade com as contas públicas e avanços na área da saúde e da educação, bem como da infraestrutura, com destaque para a recuperação de estradas vicinais, asfaltamento de ruas do centro e da periferia. Outra marca do governo Zé Cocá é a reestruturação da máquina pública e a valorização dos servidores, que estão desde o início da gestão com o salário em dias, e já pago o 13º salário.
14. Uma campanha da Prefeitura, coordenada pelo Escritório Social de Salvador, entra em campo para arrecadar em caráter emergencial, até o próximo domingo (19), doações para auxiliar famílias do sul e do extremo sul da Bahia, vitimadas pelas fortes chuvas que atingiram a região nas últimas semanas.
15. Os detalhes da Ação Salvador Solidária foram apresentados pelo prefeito Bruno Reis, durante a assinatura da ordem de serviço para reconstrução de unidades da rede municipal de ensino, ocorrida nesta quarta-feira (15), em Cajazeiras V.
15. Também estiveram presentes na ação a vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos, e o vice-almirante da Marinha, Humberto Caldas, dentre outras autoridades. Para entregar os donativos, os cidadãos podem se dirigir a um dos três pontos físicos, que são a loja do Queremos Doar, no Shopping da Bahia; o drive-thru na entrada da sede da Defesa Civil de Salvador (Codesal), na Avenida Bonocô; e a sede da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb). Há ainda a opção de fazer a doação pela internet, através do site www. queremosdoar. com. br .
16. "A campanha envolve a doação de água potável e alimentos não perecíveis. Para isso, fizemos parceria com diversas entidades e pedimos a ajuda de toda a população. Para a logística deste material, agradecemos às Forças Armadas, em especial à Marinha do Brasil. A meta é conseguir o máximo de doações até o dia 19 de dezembro. Mas, a loja 'Queremos Doar' seguirá recebendo donativos enquanto for necessário", ressaltou o prefeito Bruno Reis.
17. Ainda sobre a campanha Ação Salvador Solidária, o chefe do Executivo Municipal destacou que a Prefeitura da capital possui um extenso histórico de realizar iniciativas de final de ano para ajudar quem mais precisa. "Neste ano, em especial, precisamos nos solidarizar com as vítimas das chuvas no Sul e no Extremo Sul da Bahia.
18. Estamos em contato com prefeitos e lideranças, trocando experiências, apresentando os protocolos utilizados aqui e prestando todo suporte necessário, inclusive com a cessão de 20 mil doses da vacina contra a H1N1 para essas cidades, a fim de evitar ou conter um possível surto de gripe quando as águas baixarem", reforçou.
19. As coordenações de recursos humanos dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual iniciam nesta quarta-feira (15) a notificação dos servidores e empregados públicos da ativa que não realizaram a comprovação da imunização contra a Covid-19.
20. A determinação atende a Instrução Normativa n° 028/2021, da Secretaria da Administração (Saeb), publicada no Diário Oficial do Estado (DOE). A partir de hoje e durante o prazo regulamentar das notificações, o sistema do RH Bahia continuará aberto para registro de comprovações que não tenham sido realizadas de 30 de novembro a 14 de dezembro.
21. De acordo com a normativa, as coordenações de recursos humanos terão prazo máximo de 15 dias para realizar a notificação dos servidores civis e militares, além dos integrantes do Partiu Estágio, que deixaram de comprovar a primeira e a segunda dose do imunizante ou sua dose única, dependendo da vacina, bem como do reforço subsequente, se for o caso. O mesmo se aplica àqueles que não apresentaram relatório médico que justifique o não recebimento da imunização.
22. Já empresas públicas, sociedades de economia mista e fundações estatais de direito privado deverão instituir suas normas internas para o cumprimento do previsto pela instrução.
23. Como vai funcionar - A notificação será entregue presencialmente ao servidor, que deverá assinar o documento, se responsabilizando em comprovar a imunização contra a Covid-19 de acordo com a campanha vigente, no prazo de 15 dias corridos a partir do aviso. O procedimento poderá ser feito pelo RH Bahia (www.rhbahia.ba.gov.br), com preenchimento da autodeclaração e sendo necessário anexar o comprovante da vacina.
24. Ainda é possível preencher a autodeclaração e apresentar o comprovante de vacinação de forma presencial, junto ao RH dos órgãos e entidades. O procedimento é o mesmo para o servidor que, por justa causa, não puder se submeter à vacinação, sendo exigido apresentar, em campo próprio no RH Bahia ou nos setores de recursos humanos, relatório médico que ateste as razões impeditivas para o não recebimento da imunização.