Política

COVID: 11 MIL CRIANÇAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO SSA FORAM TESTADOS

Sesab cita 3.008 pacientes ativos com Covid na Bahia
Tasso Franco , da reda��o em Salvador | 29/11/2021 às 19:51
Testagem infantil em Salvador
Foto: Otávio Santos
      MIUDINHAS GLOBAIS:
  
   1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 157 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,01%) e 260 recuperados (+0,02%). O boletim epidemiológico desta segunda-feira (29) também registra 13 óbitos. Dos 1.259.483 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.229.138 já são considerados recuperados, 3.008 encontram-se ativos e 27.297 tiveram óbito confirmado. 

   2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.629.581 casos descartados e 252.812 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda. Na Bahia, 52.534 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

  3. Por conta de uma atualização no sistema do Ministério da Saúde de envio de dados da vacinação, apenas 230 dos 417 municípios baianos fizeram o carregamento das informações relativas ao público vacinado. Desta forma, os números apresentados no vacinômetro correspondem apenas ao totalizado por estes municípios, dando a impressão de queda na cobertura vacinal.

  4. Outra mudança ocorrida na consolidação das informações é que a vacina do fabricante Janssen, antes considerada como dose única, passou a ser contabilizada como vacina de duas doses.

  5. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas.

  6. Até o domingo (21), quando tivemos a última atualização com os 417 municípios baianos, 10.952.306 de pessoas tinham sido vacinadas contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose. Esse dado representa 86,02% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254.
                                                      *****
  7. A testagem para detecção de Covid-19 na rede municipal de ensino já foi realizada em 11 mil crianças, matriculadas em 47 escolas da capital baiana. A ação, realizada em parceria entre as secretarias municipais da Saúde (Sms) e Educação (Smed), teve início no último dia 25 de outubro e, neste ano, deve se prolongar até o fim de dezembro, quando se encerra o ano letivo.

  8. O público-alvo da testagem são crianças de 6 a 11 anos, que não foram vacinadas. O objetivo é aferir a susceptibilidade delas à contaminação por Covid-19. “Vamos testar ao máximo até o fim do ano e, no começo de 2022, com a volta às aulas, devemos retomar a ação, sobretudo com o risco da nova variante”, explicou Olivette Borba, coordenadora do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) de Salvador.

  9. Nesta semana, o cronograma de testagem nas escolas municipais se concentra nas unidades das Gerências Regionais de Ensino (GRE) do Centro e de Brotas. Nesta segunda-feira (29), os testes foram realizados nas escolas municipais Santa Angela das Mercês (Mercês) e Cosme de Farias (Nazaré), bem como no Colégio São José (Garcia).

  10. Terça-feira (30) será a vez das escolas municipais Terezinha Vaz (Barbalho), Sóror Joana Angélica (Nazaré) e Permínio Leite (Dois de Julho). Na próxima quarta-feira (1º), serão testadas as crianças das escolas municipais Saturnino Cabral (Cosme de Farias), Ruy de Lima Maltez (Brotas) e Clemilda Andrade (Brotas).

   11. Já na quinta-feira (2), os testes chegam às escolas municipais Lelis Piedade (Cosme de Farias), Professor Aristides Novis (Campinas de Brotas) e Luiz Anselmo (Luiz Anselmo). Finalmente, na sexta-feira (3), João Pedro dos Santos (Brotas), Maria Quitéria (Matatu) e Olga Figueiredo de Azevedo (Cosme de Farias) serão as três escolas municipais a receber a testagem para crianças.

  12. A atuação de uma frente fria, somada à convergência de umidade em baixos níveis, favorece a ocorrência de chuvas significativas em Salvador, seguidas de relâmpagos e trovoadas, como as registradas na madrugada de ontem (28). A tendência é que o tempo chuvoso se estenda durante toda a semana e próximo final de semana.

  13. Para amanhã (30), a previsão é de tempo nublado a parcialmente nublado com chuvas de intensidade variando entre fraca a moderada, com risco para deslizamentos de terra devido aos acumulados dos últimos dias. A temperatura deve variar de 23ºC a 28ºC.

  14. Para a quarta e quinta-feira, a previsão é de céu claro a parcialmente nublado com chuvas a qualquer hora do dia e a temperatura deve variar entre 24ºC e 31ºC. Na sexta-feira, a tendência é de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas a qualquer hora do dia e temperaturas variando entre os 24ºC e 30ºC.

  15. No sábado, o céu deve ficar nublado a parcialmente nublado e as chuvas devem ocorrer a qualquer hora do dia. A temperatura será de 24ºC a 28ºC. Para domingo, a tendência é de céu nublado com chuvas a qualquer hora do dia e temperaturas variando entre 23ºC e 28ºC.

 16. "A Defesa Civil de Salvador mantém plantão ininterrupto de 24 horas com equipes de prontidão para os atendimentos emergenciais que se façam necessários, monitorando as condições do clima e emitindo alertas, voltados principalmente às comunidades que vivem em áreas de risco", afirma o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

 17. Novembro mais chuvoso – Os acumulados de chuvas em 28 dias do mês de novembro na capital baiana já ultrapassam em quase 300% a média histórica (normal climatológica) para o período. A Estação Pluviométrica do Inmet, instalada em Ondina, registrou 304mm, quando o normal esperado é de 106,5mm.

  18. Tem sido o novembro mais chuvoso da última década, sendo superado apenas em 2011, quando choveu 319,2mm. As informações são do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec).

  19. As normais climatológicas são médias de parâmetros meteorológicos computadas em um período de 30 anos consecutivos, obedecendo a critérios recomendados pela Organização Mundial de Meteorologia (OMM). No caso de Salvador, este padrão é determinado por medições realizadas nos últimos 30 anos pelo pluviômetro de Ondina, então o único existente na cidade.

 20. Em outras regiões, já choveu três vezes mais, como no Engenho Velho de Brotas (348mm), na Pituba-Parque da Cidade (330,8mm) e em Brotas (330,6mm). Os maiores acumulados de chuvas em 24h (dados atualizados às 16h35) foram registrados na Ilha dos Frades (19,8mm), São Tomé de Paripe (3,4mm) e Plataforma (3mm).

 21. A alta probabilidade de continuidade de condições de La Niña (92%) poderá gerar condições para precipitação no Leste do Nordeste, inclusive Salvador. La Niña é um fenômeno oceânico-atmosférico caracterizado pelo resfriamento anormal das águas do Oceano Pacífico Equatorial, sendo um evento com particularidades opostas ao El Niño.

 22.  Para evitar acidentes com raios, a Codesal recomenda que, se possível, não saia para a rua ou não permaneça na rua durante a tempestade, a não ser que seja absolutamente necessário.  Em caso de emergência, inclusive em situações como ameaça de deslizamento de terra ou de rachaduras no imóvel, a população deve ligar para o número gratuito 199.