Política

TORCEDOR ESPERA UM VITÓRIA COMPROMETIDO COM A DEMOCRACIA E SEM DONOS

Vitória volta às cinzas para renascer mais forte ainda nesta década
Tasso Franco , Salvador | 28/11/2021 às 19:39
Vitória perde a última partida da Série B e fecha a tampa do caixão
Foto: ECV
     MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O que já se esperava aconteceu. A queda do Vitória para a 3ª Divisão do Campeonato Brasileiro foi sem surpresas. O time veio caindo aos poucos ao longo do campeonato da série B, sem forças, sem organização, desde o 1º turno e não seria no apagar das luzes, no final do segundo turno, que fosse haver uma reação. 

  2. O pau que nasce torno não tem jeito morre torto. É um sábido ditado popular e o torcedor rubro negro escaldado de tantas trabalhadas nas diretorias do clube ainda teve forças (e coragem) de prestigiar o time que admira até o último momento, hoje, contra o Vila Nova no Barradão.

  3. E não saiu frustrado nem triste do estádio porque já sabia o que ia acontecer. A derrota para o Vila foi improvável diante de um desses gols que só acontece de caju e caju, porém a queda para a Série C era esperada porque em futebol não há milagres. E historicamente falando - neste 2021 - o Vitória mais empatou e perdeu no Barradão do que venceu. 

   4. O Vitória, também não perde torcedores com o rebaixamento. Quem é rubro negro seguirá sendo. Está na raiz, no amor ao clube e sua história, as cores, as conquistas. Mas, deixa de ganhar novos torcedores porque time que não vence não conquista novos adeptos. Veja que os times que mais crescem em torcida no Brasil são aqueles que mais ganham - Flamengo, Palmeiras, Corinthians, Internacional.

  5. Dizer, aogra, que o Vitória tem que renascer das cinzas é chover no molhado. Esse filme já foi visto em outras vezes, renasceu e voltou às cinzas. O que o Vitória precisa acabar é com esse história de ter um dono ou um salvador da pátria rubro negra. Necessita, sim, de uma organização profissional comprometda com a democracia e a modernidade deixando de lado essa ganância de ter senhores proprietários do clube.
                                                                           *****
  6. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 414 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,03%) e 357 recuperados (+0,03%). O boletim epidemiológico deste domingo (28) também registra 2 óbitos. Dos 1.259.286 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.228.878 já são considerados recuperados,3.124 encontram-se ativos e 27.284 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde.

   7. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.627.949 casos descartados e 253.536 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste domingo. Na Bahia, 52.532 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

   8. Por conta de uma atualização no sistema de envio de dados da vacinação, apenas 214 municípios fizeram o carregamento das informações relativas ao público vacinado. Desta forma, os números apresentados no vacinômetro correspondem apenas ao totalizado por estes municípios, dando a impressão de queda na cobertura vacinal.

   9. Outra mudança ocorrida na consolidação das informações é que a vacina do fabricante Janssen, antes considerada como dose única, passou a ser contabilizada como vacina de duas doses.

   10. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas.

   11. Até o último domingo (21), quando tivemos a última atualização com os 417 municípios baianos, 10.952.306 de pessoas tinham sido vacinadas contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose. Esse dado representa 86,02% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254.
                                                  *****
   12. Equipes da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (Divisa), com apoio da Polícia Militar, começaram nesta sexta-feira (26) a monitorar a fiscalização do cumprimento do decreto nº 20.907, publicado no Diário Oficial do Estado, como parte das medidas para enfrentamento ao coronavírus. De acordo com o decreto, até o dia 10 de dezembro, toda a Bahia segue com permissão para realizar eventos com até 3 mil pessoas, na condição de respeitar os protocolos sanitários estabelecidos, especialmente o distanciamento social adequado, o uso de máscaras e comprovação do quadro vacinal contra a Covid-19 em dia.

   13. Em Salvador, um dos eventos que uma das equipes da Divisa fez o monitoramento foi um show musical realizado no bairro do Santo Antônio. Entre os pontos observados, estava quantitativo de público no local, a apresentação de comprovação de vacina para acesso ao evento e o uso de máscaras. Um termo de recomendação foi entregue aos organizadores descrevendo as não conformidades.

   14. A superintendente de Vigilância e Proteção à Saúde, Rivia Barros, explica que o monitoramento seguirá sendo feito nas diversas regiões do estado. “Ao longo da vigência do decreto, as equipes da Divisa e dos Núcleos Regionais de Saúde estarão atuando para monitorar a fiscalização por parte dos órgãos municipais e prestando-lhes apoio em caso de necessidade”, pontua.

  15. De acordo com a Superintendente, no caso de serem encontradas não conformidades, será feito um comunicado imediato ao município e os organizadores do evento receberão um termo de recomendação para que possa fazer as adequações. “O comunicado ao município será feito para que as providências cabíveis sejam tomadas e os produtores sejam notificados”, destaca.

  16. Ainda de acordo com o decreto, nos municípios em que a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid estiver superior a 50% por cinco dias consecutivos, os eventos e atividades devem se restringir ao público máximo de 100 pessoas. As medidas valem para cerimônias de casamento, eventos urbanos e rurais em logradouros públicos ou privados, circos, parques de exposições, solenidades de formatura, feiras, passeatas e afins, funcionamento de zoológicos, parques de diversões, museus e similares.

  17. Quanto à vacinação, esta deve ser comprovada mediante apresentação de documentos oficiais ou através do aplicativo Conect SUS, estando as doses em conformidade com o calendário vacinal por faixa etária, profissão, entre outros critérios.

  18. A agenda do governador Rui Costa em Ilhéus, que estava prevista para esta segunda-feira (29), foi adiada em razão das condições meteorológicas adversas. Uma nova data será divulgada em breve.

   19. A primeira dose da vacina contra a Covid 19 estará disponível para adolescentes maiores de 12 anos, que devem comparecer acompanhados de pais ou responsáveis legais, e para gestantes e puérperas. 

   20. Aqueles que aguardam a segunda dose da Pfizer com o prazo marcado para até dia 30 poderão ser vacinados neste chamamento. Grávidas e puérperas dentro deste aprazamento também poderão receber a segunda dose. 

    21. Já a terceira dose é direcionada para profissionais de saúde e pessoas com idade acima de 50 anos, com mais de cinco meses de intervalo da segunda dose. Os imunossuprimidos integram este público, porém para eles o prazo de intervalo da segunda dose é menor, de 28 dias. 

   22. Para todos os públicos é necessário apresentar documentos de identificação oficial com foto, CPF ou c rartão SUS e o cartão de vacinação para quem vai tomar segunda ou terceira dose. Para a primeira dose em gestantes, puérperas e imunossuprimidos, o relatório médico (cópia e original) contendo a liberação médica deve ser apresentado. 

  23. Locais de vacinação: As vacinas estarão disponíveis na Quadra do Colégio Dois de Julho (Itinga), no Ginásio de Esportes do Aracuí (Centro) e Unidades de Saúde da Família: Irmã Dulce e Vila Nova (Portão); Vida Nova (Caji); Tarumã e São Judas Tadeu (Itinga); Manoel José Pereira (Capelão); Padre João Abel (Jambeiro); e Antônio Carlos Rodrigues (Areia Branca). A aplicação da vacinação será das 8h às 12h.