ter�a-feira, 30 de novembro de 2021
Política

RUI APERTA CERCO CONTRA COVID E VIAJAR DE ÔNIBUS INTERIOR SÓ VACINADO

Covid não cede na Bahia e apavora sistema de Saúde
Tasso Franco , da redação em Salvador | 24/11/2021 às 20:09
Rui Costa
Foto:
     MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. Será publicado, no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (25), decreto que exige a comprovação de vacinação contra a Covid-19 para uso do transporte público intermunicipal na Bahia. A medida, que passa a valer a partir do dia 10 de dezembro, foi anunciada pelo governador Rui Costa no fim da tarde desta quarta (24).

  2. “Obrigatoriamente, as pessoas terão que apresentar o atestado de vacinação das duas doses, exceto as crianças, que ainda não estão no período de se vacinarem. E para as pessoas que já estão na condição da dose de reforço, também será exigido a comprovação da terceira dose”, explicou o governador durante o anúncio.

  3. Rui aproveitou ainda para chamar atenção para o alto número de pessoas que, mesmo já tendo chegado a data, ainda não completaram o esquema vacinal contra a Covid-19. São quase 3 milhões de baianos com a segunda dose ou dose de reforço em atraso.

  4. Para aumentar o número de baianos completamente imunizados contra a doença, o governador voltou a pedir o esforço de todos os municípios do estado. “A batalha ainda não foi vencida, o vírus continua circulando. Vamos fazer uma corrente do bem para salvar vidas, cuidar da saúde, cuidar das pessoas”, disse.
                                              *****
  5. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 333 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,03%) e 398 recuperados (+0,03%). O boletim epidemiológico desta quarta-feira (24) também registra 7 óbitos. Dos 1.257.144 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.226.932 já são considerados recuperados, 2.954 encontram-se ativos e 27.258 tiveram óbito confirmado. 

  6. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

  7. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.618.292 casos descartados e 252.835 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quarta-feira. Na Bahia, 52.503 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  8. Por conta de instabilidades nos sistemas oficiais, excepcionalmente nesta terça-feira (23), foi realizada a extração no ponto de corte às 16h. Diariamente é realizado o download das bases de dados oficiais do Ministério da Saúde no horário de 5h30.

  9. Esse fato resultou em um aumento no arquivo e no quantitativo de notificações além do habitual ontem (23). No dia de hoje (24), foi retomado a metodologia e realizada a extração no horário habitual, por isso o intervalo entre as extrações foi curta podendo ter ocasionado um menor incremento de casos confirmados.

  10. Por conta de uma atualização no sistema de envio de dados da vacinação, nem todos os municípios fizeram o carregamento das informações relativas ao público vacinado. Desta forma, os números apresentados no vacinômetro correspondem apenas ao totalizado por alguns municípios, dando a impressão de queda na cobertura vacinal.

  11. Outra mudança ocorrida na consolidação das informações é que a vacina do fabricante Janssen, antes considerada como dose única, passou a ser contabilizada como vacina de duas doses.

  12. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas.

  13. Até este domingo (21), quando tivemos a última atualização com os 417 municípios baianos, 10.952.306 de pessoas tinham sido vacinadas contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose. Esse dado representa 86,02% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254.
                                                  *****
  14. A Prefeitura de Salvador abre nesta quinta-feira (25), das 8h às 16h, a vacinação contra a Covid-19 com aplicação da 1ª e 2ª doses para o público com 12 anos ou mais que não tenha se vacinado na capital baiana, independentemente de ser residente do município. Ou seja, mesmo não morando em Salvador ou não tendo tomado as doses aqui, o cidadão será contemplado.

  15. Já a terceira dose estará disponível exclusivamente para os indivíduos com 18 anos ou mais e também não há necessidade de residir em Salvador ou ter tomado as doses no município. No entanto, é necessário ter o intervalo de 150 dias ou mais da data da segunda dose.

 16. Os cidadãos devem apresentar, obrigatoriamente, original e cópia do cartão de vacina, documento de identificação com foto, comprovante de residência e Carteira Nacional de Vacinação Digital (ConectSUS atualizado). 

 17. Os voluntários de pesquisas e estudos sobre vacina contra Covid-19, além dos documentos já citados devem levar declaração do instituto de pesquisa de que estão liberados para terceira dose sem prejuízo do prosseguimento do estudo/pesquisa.  17. Além disso, será aplicada a 1ª, 2ª e 3ª doses também para as pessoas elegíveis a cada etapa de imunização, desde que o nome esteja no site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no endereço www.saude.salvador.ba.gov.br .

  18. Nesta quinta (25) o Med Móvel segue na Prefeitura-Bairro Itapuã para o público que precise tomar a segunda dose da Pfizer e terceira dose, seguindo os prazos estabelecidos abaixo. Nas Estações da Lapa e Mussurunga haverá pontos volantes com aplicação da segunda dose da Pfizer e terceira dose. Em todos estes locais, o funcionamento será das 8h às 16h.