Na Bahia, 52.500 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.
Tasso Franco , da redação em Salvador |
23/11/2021 às 19:55
Vacinação segue em Salvador nesta quarta-feira
Foto: Jefferson Peixoto
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.158 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,09%) e 842 recuperados (+0,07%). O boletim epidemiológico desta terça-feira (23) também registra 10 óbitos. Dos 1.256.811 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.226.534 já são considerados recuperados, 3.026 encontram-se ativos e 27.251 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde.
2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.617.135 casos descartados e 252.533 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta terça-feira. Na Bahia, 52.500 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.
3. Por conta de uma atualização no sistema de envio de dados da vacinação, apenas 100 municípios fizeram o carregamento das informações relativas ao público vacinado. Desta forma, os números apresentados no vacinometro correspondem apenas ao totalizado por estes municípios, dando a impressão de queda na cobertura vacinal.
4. Outra mudança ocorrida na consolidação das informações é que a vacina do fabricante Janssen, antes considerada como dose única, passou a ser contabilizada como vacina de duas doses. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas.
5. Até este domingo (21), quando tivemos a última atualização com os 417 municípios baianos, 10.952.306 de pessoas tinham sido vacinadas contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose. Esse dado representa 86,02% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254.
*****
6. A vacinação contra a Covid-19 em Salvador segue nesta quarta-feira, 24, com aplicação de 1ª, 2ª e 3ª doses das 8h às 16h. Antes de ir aos postos é necessário consultar a aptdão do nome no site da Secretaria Municipal de Saúde.
7. O agendamento da 3ª dose da vacina prossegue para o público com 18 anos ou mais que não tomou a 1ª ou nenhuma das doses na capital baiana, independentemente de ser residente do município. Ou seja, mesmo não morando em Salvador, o cidadão será contemplado.
8. Para o recebimento da dose de reforço (3ª dose) será necessário o agendamento prévio no site Vacina Hora Marcada. O serviço é válido para pessoas com 18 anos ou mais que não tomaram uma ou duas doses em Salvador e tenham 150 dias ou mais da data da segunda dose.
9. Todos devem apresentar original e cópia do cartão de vacina, documento de identificação com foto e comprovante de residência, além do QR Code gerado no ato do agendamento on-line.
10. O 'Med Móvel' segue na Prefeitura-Bairro Itapuã para o público que precise tomar a 2ª dose da Pfizer ou a 3ª dose, que atualmente é aplicada em pacientes imunossuprimidos que tomaram a segunda dose até 19 de outubro de 2021 e pessoas com 18 anos ou mais que tomaram a segunda dose até o dia 26 de junho.
11. Nas Estações da Lapa e Mussurunga haverá pontos volantes com aplicação da segunda dose da Pfizer e terceira dose. Pessoas com segunda dose da Pfizer ou da AstraZe
12. O Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia está com inscrições abertas em concurso público para seleção de estagiários de nível superior que estejam cursando graduação nas instituições de ensino conveniadas. A inscrição pode ser feita até o próximo dia 28 de novembro.
13. O processo prevê o preenchimento imediato de vagas e a formação de cadastro de reserva para preenchimento dos postos que forem sendo abertos no período de até dois anos. O estagiário do MPT terá direito a bolsa no valor de R$850, além de auxílio transporte de R$ por dia de atividade.
14. O concurso prevê o preenchimento de vagas para estudantes dos cursos de arquivologia, de comunicação social, direito e de engenharia civil e de segurança do trabalho. Existem vagas em Salvador para todos esses cursos e apenas de direito também nos municípios de Barreiras, Eunápolis, Itabuna, Juazeiro, Santo Antônio de Jesus e Vitória da Conquista e Feira de Santana. Para os estudantes de engenharia civil ou de segurança do trabalho, haverá concurso para formação de cadastro de reserva também em Feira de Santana.
15. A inscrição é gratuita e deve ser feita exclusivamente pela página do órgão na internet, através do endereço https://link.mpt.mp.br/x2GyOnk. O candidato pode ainda acessar o site do MPT na Bahia (prt5.mpt.mp.br). Todas as informações sobre o processo seletivo estão disponíveis em edital. Nele estão especificados os critérios para a distribuição de vagas reservadas para candidatos negros (30%), portadores de deficiência (10%) de outras minorias étnico-raciais (10%).
16. Após o preenchimento da ficha de inscrição, o candidato deverá comparecer dias 30 de novembro e 1º de dezembro para fazer a confirmação, apresentando os documentos e entregando uma lata de leite em pó de 400g que será posteriormente entregue a uma entidade sem fins lucrativos. O acesso às unidades do MPT está restrito apenas a pessoas que estejam vacinadas contra a covid-19.
17. A prova está prevista para o dia 05/12 em horário e locais a serem posteriormente divulgados. A seleção dos estagiários é feita por processo seletivo de provas, observada a ordem de classificação final dos candidatos para convocação. As provas terão caráter eliminatório e classificatório. Outras informações podem ser obtidas no Edital Estágio n. 01/2021 Retificado, que está disponível para download.
18. Nesta quarta-feira (24), Lauro de Freitas aplica a 1ª dose da vacina contra a Covid-19 em adolescentes de 12 à 17 anos, 1ª e 2ª dose para grávidas e puérperas, 2ª dose da Pfizer para pessoas com aprazamento marcado para até dia 30, e 3ª dose para profissionais de saúde, pessoas com 55 anos ou mais e imunossuprimidos.
19. A aplicação das doses para todos os públicos será das 8h às 12h na Quadra do Colégio Dois de Julho (Itinga), no Ginásio de Esportes do Aracuí (Centro) e Unidades de Saúde da Família: Irmã Dulce e Vila Nova (Portão); Vida Nova (Caji); Tarumã e São Judas Tadeu (Itinga); Manoel José Pereira (Capelão); Padre João Abel (Jambeiro); e Antônio Carlos Rodrigues (Areia Branca).
20. Cada público deve apresentar documentação específica. Pessoas que irão tomar a dose de reforço, por exemplo, devem apresentar cartão de vacinação com o registro das doses anteriores, documento de identificação e terem pelo menos cinco meses de intervalo entre a segunda dose. Já para imunossuprimidos, o intervalo entre a segunda dose é de 28 dias e é imprescindível apresentar relatório médico.
21. Os adolescentes só serão vacinados na presença de pais ou responsáveis e para este público os documentos necessários são: cartão SUS ou CPF, comprovante de residência e documento de identificação oficial com foto. As gestantes e puérperas devem apresentar relatório médico (cópia e original), cartão SUS ou CPF e documento de identificação.