Política

BOLSONARO DIZ QUE LEVARAM UMA INDIA PARA FALAR MAL DO BRASIL NA COP 26

Bolsonaro pergunta: alguém viu algum alemão atacando a energia fóssil na Alemanha
Tasso Franco , da redação em Salvador | 03/11/2021 às 17:57
Txai Surui
Foto:
  

O presidente Jair Bolsonaro comentou nesta quarta-feira (3) que índia Txai Suruí, que discursou na Conferência Sobre Mudanças Climáticas em nome dos povos originários, foi convidada para atacar o Brasil e reclamou por ter sido criticado por não ir à conferência em Glasgow, na Escócia.


“Tão reclamando que eu não fui pra Glasgow. Levaram uma índia pra lá pra substituir o Raoni, né? Para atacar o Brasil”, disse Bolsonaro a apoiadores no Palácio da Alvorada.

Txai Suruí, de 24 anos, é natural de Rondônia e defende o povo Paiter Suruí no Estado. O líder indígena Raoni Metuktire, da etnia caiapó, é conhecido internacionalmente por sua luta pela preservação da Amazônia.

Bolsonaro prosseguiu: “Alguém viu algum alemão atacando a energia fóssil da Alemanha? Alguém já viu atacando a França porque lá a legislação ambiental não é nada perto da nossa? Ninguém critica o próprio país. Alguém já viu americano criticando as queimadas lá no estado da Califórnia? É só aqui, só aqui.”

No discurso, Txai Suruí denunciou a situação dos povos indígenas no Brasil e criticou os líderes mundiais por fecharem os olhos para a realidade. A jovem militante revelou que foi ameaçada por brasileiros por conta do seu discurso.

“Depois do meu discurso, fui dar algumas entrevistas, muitas pessoas queriam falar comigo, e uma parte brasileira ficou me intimidando. Ele chegou depois em um momento e falou ‘não fala mal do Brasil’, porque a gente está aqui para ajudar’. Me senti muito intimidada e não foi muito leal”, disse Suruí.

“Foi bem desconfortável. O Brasil, que é um dos países que sempre tiveram no centro dessa discussão, sempre foi um dos países mais importantes, não tem os seus representantes aqui, do governo”, criticou.