Dos 25 pracinhas enviados a Itália morreram 462
Tasso Franco , da redação em Salvador |
02/11/2021 às 19:51
Bolsonaro com o senador Matteo Salvini
Foto:
Ao homenagear os militares brasileiros mortos na Itália durante a Segunda Guerra Mundial (1939-45), na manhã desta terça-feira, o presidente Jair Bolsonaro finalmente se encontrou no país com o dirigente da política nacional italiana que o apoia, o senador Matteo Salvini, líder da Liga, partido de ultradireita. O evento ocorreu em Pistoia, na Toscana, onde há um momento em homenagem aos 462 brasileiros mortos no conflito.
Bolsonaro deixou uma coroa de flores no túmulo do soldado desconhecido (um brasileiro) e fez um rápido discurso em que se disse “honrado” por pisar pela primeira vez em solo italiano, “terra dos meus antepassados”, e lembrou ainda a histórica relação entre os dois países. Ele mencionou o sacrífico dos brasileiros na Segunda Guerra:
As estradas de acesso ao local foram fechadas para não moradores e estão com reforço na segurança. Com exceção dos credenciados, todos os demais devem acompanhar o evento a cerca de 200 metros de distância
O cemitério de San Rocco abriga o monumento do Soldado Desconhecido, uma forma de homenagear todos os que foram à Itália para lutar contra o nazifascismo.
A Força Expedicionária Brasileira (FEB) atuou na Toscana, entre 1944 e 1945, no setor ocidental na frente do vale de Serchio, em Versilia e em Garfagna, além de uma frente nos Apeninos tosco-emilianos, e chegou até Turim.
Ao todo, foram enviados mais de 25 mil soldados brasileiros ao país e, ao fim da Guerra, os corpos de 457 militares do país foram enterrados em Pistoia. Na década de 1960, o governo brasileiro determinou a repatriação dos restos mortais. Então, em San Rocco, foi criado um memorial para lembrar da atuação da FEB na região.
Os trabalhos de construção começaram em 1965 e, quase perto do fim das obras, em 1967, os restos mortais de mais um soldado enterrado foram encontrados no local. Assim, como não era possível identificá-lo, ele foi sepultado no monumento.