Política

BAHIA JÁ VACINOU 9.544.129 PESSOAS CONTRA A COVID DURANTE A CAMPANHA

João Leão tá virando o Mourão de Rui Costa
Tasso Franco , Da Redação Salvador | 18/09/2021 às 19:55
Quase 10 milhões de pessoas cavinadas
Foto: REP
   MIUDINHAS GLOBAIS:

1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 270 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,02%) e 273 recuperados (+0,02%). O boletim epidemiológico deste sábado (18) também registra 10 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.228.777 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.199.703 já são considerados recuperados, 2.322 encontram-se ativos e 26.752 tiveram óbito confirmado. 

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.525.635 casos descartados e 233.839 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste sábado. Na Bahia, 51.971 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

3. A Bahia já vacinou 9.544.120 pessoas contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas.
                                                  *****
4. O Parque Ecológico de Lauro de Freitas recebeu 1.875 visitantes, entre adultos e crianças, desde a sua reabertura há dois dias. Somente neste sábado (18), 1.139 visitantes passaram pelo espaço e aproveitaram a natureza e as áreas de diversão do parque, que funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17, no bairro de Vilas do Atlântico. Às segundas-feiras o equipamento de lazer fecha para manutenção. 

5. Após um ano e meio fechado por conta das restrições da pandemia, o Parque Ecológico foi reaberto ao público nesta última quinta-feira (16), seguindo todos os protocolos de segurança sanitária. A saudade do equipamento que permite caminhadas ao ar livre, trilha na mata, brincadeiras no parquinho, na tirolesa e nos espaços de piquenique, motivou a visita de 305 pessoas só no primeiro dia. No segundo dia foram 431 visitantes.

6. O espaço do Parque preserva Mata Atlântica em mais de 70 mil metros quadrados, dos quais 15 mil são utilizados com equipamentos e serviços. Chaian Ramos, morador da cidade vizinha Camaçari, aproveitou o sábado para fazer um piquenique com família e amigos no parque. “É um lugar ótimo, muito bem organizado e com essa disponibilidade de contato com a natureza”, descreveu.

7. Sentada à vista do parquinho, Mônica Leal observava a diversão de sua filha Júlia, de cinco anos, na escorregadeira. “Moro aqui perto e o parque é um lugar perfeito para trazer os filhos, estar com a família e amigos. Quando soube que o parque tinha sido reaberto logo me preparei para vir com minha filha”, contou. O número de visitas do parque é contabilizado pela soma do dia.

8. No Parque Ecológico, administrado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos (Semarh), ainda é possível encontrar um viveiro, horta orgânica, concha acústica e um espaço do Projeto Tamar com reproduções de tartarugas em tamanho real. Vale lembrar que a visitação acompanhada de animais domésticos é permitida de terça a sexta-feira. Cachorro de grande porte deve estar de focinheira.

9. O governador Rui Costa visitou Irajuba, no sudoeste do estado, neste sábado (18), quando entregou um novo ginásio de esportes para a população e autorizou a Secretaria da Educação do Estado (SEC) a realizar processo licitatório para ampliação e modernização do Colégio Estadual Professor Isaías Aleixo.

10. “Anunciamos a requalificação e a implantação de equipamentos culturais e esportivos na escola estadual. Serão R$ 5 milhões investidos. E também vamos aplicar R$ 2,5 milhões na modernização da escola municipal que fica ao lado. Além dos investimentos novos em pavimentação urbana, acesso de asfalto e mais a realização de praças e área de urbanização em torno de uma lâmina d'água no centro da cidade. Enfim, estamos ajudando a melhorar a urbanização da cidade e a qualidade de vida da população”, afirmou Rui.

11. A obra no colégio estadual vai contemplar a implantação de novo bloco de salas de aula, laboratórios, auditório, refeitório e quadra coberta para estimular a prática esportiva entre os estudantes. “Serão duas frentes. O governador autorizou a licitação para ampliação e modernização do colégio Isaías Aleixo. E para compensar o espaço que estamos utilizando com a prefeitura, vamos fazer um convênio com a prefeitura para modernizar a escola municipal Santo Antônio de Padua. É mais educação para a Bahia”, disse o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues.

12. Só pressentimento, mas o vice-governador João Leão (PP) não tem sido visto nas comitivas de Rui Costa pelo interior. É o Mourão de Rui.

13. Um mergulho em um acervo artístico que destaca as belezas de Salvador movimentou a tarde de 20 participantes do projeto Jovens Monitores de Turismo, desenvolvido pelo Parque Social, que visitaram a Caixa Cultural, no Centro, nesta sexta-feira (17). A ação é uma parceria entre o Parque Social e a Caixa Cultural Salvador, por meio do programa Educativo Caixa Gente Arteira, e acontecerá também nos próximos dias 28, 29 e 30.

14. A programação da galeria inclui exposições, oficinas e programas educativos voltados para todo público. Na tarde de hoje, a turma conferiu diversas obras dos artistas Eliana Kertész, Carybé, Marcelino Dias, Luiz Neto, Pedroso, Tatti Moreno, Antonello L’Abbate, Deraldo, Lucia Matos, Itamar Espinheira, Rescala, Ronaldo Martins e Emanuel Araújo, presentes na mostra Metade Paisagem, Metade Poesia.

15. A orientadora do Jovem Monitor de Turismo, Flávia Souza, falou sobre a importância da visitação dos jovens ao acervo cultural. “Nosso projeto visa capacitar jovens em vulnerabilidade social para serem monitores de locais como a Caixa Cultural. Essa oportunidade de visita à exposição é maravilhosa, pois, além de conhecerem a rotina de uma instituição cultural, eles vão poder ampliar o olhar sobre o universo do conhecimento”.

16. Os alunos ainda puderam ter a oportunidade de conhecer o acervo histórico de peças encontradas na Salvador do século XVIII, chamado “Sítio Arqueológico”, e que contém uma maquete estrutural alusiva à casa de orações dos Jesuítas, obra do artista Fábio Ferrer.

17. Participante do projeto, Ivini Adriele Souza, de 18 anos, disse estar sendo uma experiência incrível a sua primeira vez no museu. “Eu confesso que não tinha conhecimento de um acervo cultural tão rico como esse aqui em Salvador. Está sendo maravilhosa essa experiência para mim, que sou apaixonada pela arte e cultura da cidade”.

18. Já a colega Larissa dos Santos, de 17 anos, disse que todas as suas expectativas em relação à mostra cultural foram superadas. “Eu amo museu e foi ótimo poder conhecer mais sobre arte, cultura e a inclusive a história de artistas. Eu sou apaixonada pelas obras de Carybé e penso em, futuramente, poder contribuir ainda mais com a história cultural da minha cidade”, declarou.

19. Jair Bolsonaro a cada dia mais perde eleitores junto a classe média. 

20. Mesmo tendo alguns familiares sido mortos por drones norte-americanos no Afeganistão - 10 pessoas ao todo - os moradores do local querem se mudar para a América do Norte.