Política

SERRINHA PODE COBRAR DE RUI COSTA INSTALAÇÃO DA DELEGACIA DA MULHER

Reivindicação antiga e que o governador nunca atendeu mesmo sendo pedida pelo então petista Gika Lopes
Tasso Franco , da redação em Salvador | 12/08/2021 às 11:07
Reunião da secretária Maria José na Cooprim, recentemente
Foto: Instagram
   A secretária de Assistência Social, Maria José, juntamente com a vereadora Edylene Ferreira, a Coordenadora do CRAM, Angela Varjão e a Advogada Riviane Ribeiro, fizeram uma visita a. Fábio Nobre de Melo, Delegado da 15° COORPIN Serrinha com o objetivo de analisar a implantação do Núcleo de Atendimento à Mulher (NEAM) no município de Serrinha e os serviços que serão oferecidos. A proposta original, antiga, é a instalação de uma Delegacia da Mulher que o governador Rui Costa nunca atendeu e vem desde o tempo em que Gika Lopes (PT) era deputado estadual.

   A vereadora Edylene relembrou os inúmeros pedidos à órgãos do estado para implantação da Delegacia da Mulher (DEAM), o que não foi possível, mas (ao menos) poderá viabilizado o núcleo, que em breve será estruturado e atenderá mulheres de Serrinha e região. O governador Rui Costa deverá ir a Serrinha no próximo dia 27 inaugurar a Policlinica e é uma boa oportunidade de cobrar dele a DEAM e a obra do Colégio Estadual Rubem Nogueira que deveria ser inaugura em junho passado e está devagar quase parando. O colégio, um icone da cidade, vive um momento de decadência.

   No recente encontro Cooprim disse a secretária Maria José: "Estamos dando um grande passo! Teremos mais profissionais preparados para prestar um atendimento diferenciado para as mulheres que sofrem com a violência, seja ela física, sexual ou psicológica. A NEAM chega para somar na nossa rede de atuação em proteção às mulheres. Mais um suporte para minimizar o ciclo de violência."

   PLEITO ANTIGO

   Em 2019, o deputado Osni Cardoso Lula da Silva (PT) apresentou indicação, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), reforçando a criação de uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) para o município de Serrinha. A proposta, que reitera a indicação 21.242/2015 do ex-deputado Gika Lopes, foi endereçada ao governador Rui Costa. 

  “Aos serviços de investigação, prevenção e repressão aos delitos praticados contra a mulher, alinhar-se-á o indispensável atendimento social e psicológico devido, que deverá ser prestado 24 horas por dia, garantido dignidade às vítimas e afastando dos agressores a sensação de impunidade causada pela ausência de serviço especializado”, justificou.

   AÇÃO DA VEREADORA

Motivada pelo alto índice de casos de violência contra a mulher em Serrinha e região, e ainda estagnada com o caso do assassinato da jovem gestante de 25 anos, a Vereadora e Presidente da UVB Bahia, Edylene Ferreira, protocolou  o pedido de instalação da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher em Serrinha, pois entende que está unidade servirá como apoio preventivo às mulheres. Vale lembrar que anteriormente a Vereadora já protocolou esse pedido.

O protocolo da solicitação aconteceu durante a audiência solicitada pelo Presidente da Assembleia Legislativa, Ângelo Coronel, com o Secretário de Segurança da Bahia, Maurício Barbosa. A audiência contou com a presença do Delegado da Polícia Civil da Bahia,  Bernadino Brito.

Somente no primeiro semestre de 2017, a Bahia registrou mais de 23 mil casos de violência contra mulheres. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). O estado da Bahia tem 417 municípios e, de acordo com a SSP, apenas 15 delegacias especializadas de Atendimento à Mulher. A partir desses dados, reiteramos a necessidade de ter uma DEAM em nossa região.