O presidente da Câmara de Salvador, Geraldo Júnior (MDB), em visita ontem (3) ao município de Itapetinga, no Centro Sul baiano, reivindicou melhorias no sistema de abastecimento de água realizado pela EMBASA. Ontem (30) ele visitou o sistema autônomo de abastecimento de água utilizado pela Prefeitura de Itapetinga, na companhia do prefeito Rodrigo Hagge (MDB). Ele acredita que esse modelo pode ser uma referência para a Bahia.
“Muitos municípios têm sofrido com a falta de água, devido ao serviço precário oferecido pela Embasa. Este modelo de Itapetinga permite que a gestão do serviço seja feita através de uma autarquia municipal, garantindo o abastecimento e a preservação ambiental”, destacou Geraldo Júnior.
O modelo de gestão autônoma de água e esgoto deve ser apresentado ao prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), através de uma solicitação do prefeito de Itapetinga. Geraldo Júnior está intermediando o encontro.
“Nosso papel sempre tem sido de mediador. Acreditamos que a troca de experiências entre os municípios baianos é sempre muito exitosa. Temos certeza que o prefeito Bruno Reis vai se interessar em conhecer este modelo de gestão, que pode mudar a vida da população de Salvador”, concluiu Geraldo Júnior.
Caso Santanópolis
No início do mês de julho, Geraldo Júnior afirmou estar “indignado” com a falta constante do fornecimento de água pela Embasa no município de Santanópolis, localizado a 148 km de Salvador, “seja na sede ou nos distritos da zona rural”.
O presidente da Câmara Municipal chegou a visitar uma fazenda no município e verificou que o local foi abastecido de água por um carro-pipa.
Após este fato, Geraldo Júnior solicitou uma audiência com o presidente da Embasa, que desmarcou o encontro.