"O secretário foi misógino, desrespeitoso e preconceituoso”, protesta a prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga
Teia , CACHOEIRA |
03/08/2021 às 13:53
Eliana Gonzaga: "Declarações desrespeitosas e misóginas"
Foto: REP
Em nota distribuida à imprensa, a primeira prefeita mulher e negra de Cachoeira, Eliana Gonzaga (Republicanos) classificou de “desrespeitosas, misóginas e preconceituosas” as declarações ofensivas do secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, em ataque à chef de cozinha Angeluci Figueiredo, do tradicional restaurante Preta.
Ela disse nesta segunda-feira (2) que foi xingada de "vagabunda" pelo secretário Fábio Vilas-Boas. O restaurante está situado na Ilha dos Frades, na Baía de Todos-os-Santos, em Salvador. De acordo com Angeluci Figueiredo, a ofensa foi realizada no domingo (1°), após ela comunicar ao gestor, através de um aplicativo de mensagens, que a reserva feita por ele teria que ser cancelada por causa de questões climáticas.
“É completamente inadmissível um gestor, em pleno século XXI, usar termos tão desrespeitosos contra uma mulher, negra, que é uma referência na culinária baiana e no empreendedorismo”, afirmou Eliana Gonzaga.
“O caminho é árduo para uma mulher, e principalmente negra, conquistar um papel de destaque na sociedade. E uma das grandes barreiras é justamente quando deslegitimam a nossa conduta com posturas ofensivas, misóginas e machistas”, frisou Eliana Gonzaga.
Nesta segunda-feira (2), o secretário publicou um pedido de desculpas para a chef de cozinha nas redes sociais.
--