E vem mais à caminho na Europa poluidora
Tasso Franco , da redação em Salvador |
16/07/2021 às 10:51
Os paises mais industrializados começam a pagar a conta
Foto: FRANCOIS WALSCHAERTS / AFP
A conta está chegando para os país mais ricos e que mais causam danos ao meio ambiente com seus automóveis, trens, aviões, desmatamentos, instalação de indústrias e parques petroquímicos poluidores, entre outros.
Fortes chuvas causaram mortes, deslizamentos, enchentes e deixam um rastro de destruição na Europa. A Alemanha, principalmente nas regiões em torno da cidade de Colônia, é o país mais atingido. Ao menos 103 mortes haviam sido registradas até a manhã desta sexta-feira (16), porém as autoridades admitem que o número pode ser ainda maior. Isso porque só em território alemão há cerca de 1,3 mil pessoas desaparecidas.
Relatos de moradores indicam que com a força das chuvas dos últimos dias, as ruas viraram rios e a água barrenta levou o que estava pelo caminho. Milhares de imóveis foram atingidos e imagens aéreas expõem a destruição causada tanto pela correnteza, quanto pela lama.
Alemães descrevem a morte de alguns habitantes afogados nos porões das próprias casas, afirmou a enfermeira brasileira Emanoella Martins-Fuhrmann em entrevista ao G1.
As regiões mais afetadas são os estados da Renânia do Norte-Vestfália e Renânia-Palatinado, ambos que ficam no Sudoeste da Alemanha, próximo às fronteiras com outros países.