Política

VICE-GOVERNADOR JOÃO LEÃO PARTICIPA DE ATO PELA INDEPENDÊNCIA DA BAHIA

Solenidade na CMC
Tasso Franco , da redação em Salvador | 25/06/2021 às 17:46
João Leão em Cachoeira
Foto: DIV
   O vice-governador e secretário do Planejamento, João Leão, participou da cerimônia em comemoração pela luta da Independência da Bahia no Brasil que teve seu início na cidade de Cachoeira. Na ocasião, ele estava representando governador Rui Costa.  A cerimônia foi realizada na Câmara Municipal de Cachoeira, nesta sexta-feira (25). Nesta data, a capital do estado é transferida simbolicamente para a cidade do recôncavo baiano. Foi em Cachoeira que se iniciou o movimento que culminou na Independência da Bahia no Brasil, comemorada em 2 de julho. 

João Leão ressaltou a contribuição histórica da cidade . “Cachoeira é a representação da nossa Bahia livre e independente. Estamos aqui hoje em reconhecimento à contribuição dessa cidade para garantir a nossa liberdade e conquista da independência do nosso povo. Ao longo do tempo, Cachoeira se mantém como polo importante da nossa história e cultura, caracterizando-se como referência para toda a região do recôncavo baiano”. 

A secretária de Cultura do Estado, Arany Santana, participou do evento de forma virtual e lembrou a importância do movimento realizado em Cachoeira em prol da independência.  “Celebrar a independência do Brasil na Bahia é celebrar a capacidade de resistência do nosso povo, seu espírito democrático e sua luta contra a tirania. É a celebração de uma cultura libertária, visto que foi no recôncavo baiano que partiram as tropas baianas que libertaram a Bahia e o Brasil do colonialismo português. Nesse momento tão difícil que estamos vivendo no Brasil e em Cachoeira, é necessário celebrar a liberdade, em especial a liberdade feminina”. 

Eliana Gonzaga realiza convênios 
  
Hoje (25) Cachoeira é a capital do estado da Bahia. A transferência de Salvador para Cachoeira como capital da Bahia por um dia acontece desde 2007, sob a lei 10.695/07. O ato destaca a importância do município nas batalhas travadas pela conquista da independência do Brasil, que tiveram início no dia 25 de junho de 1822. Foi em Cachoeira que se iniciou o movimento que culminou na proclamação da independência do Brasil.
 
“Hoje é um dia histórico para os cachoeiranos. Nossa cidade teve um papel fundamental na independência da Bahia e do Brasil. E após quase dois séculos, travamos outra batalha. Hoje a luta é pela reconstrução da nossa cidade”, afirmou a prefeita Eliana Gonzaga (Republicanos).
 
Marcando a data, ela assinou convênios entre a Prefeitura e instituições de ensino, anunciou obras e ações para os próximos meses e inaugura na próxima semana duas unidades para o atendimento à Covid-19.
 
Os convênios serão com as seguintes instituições: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); IFBaiano; Faculdade Adventista da Bahia e Escola Paroquial Dom Antônio Monteiro (da Obra de Assistência Paroquial de Cachoeira). Trata-se de convênios de cooperação técnica que preveem estágios na prefeitura e cursos de qualificação.
 
E será inaugurado na próxima semana um Centro de Atendimento para a Covid-19 no bairro do Caquende  e uma Unidade de Atendimento Covid-19 na comunidade de Capoeiruçu. As duas unidades seguem as resoluções e normas do Ministério da Saúde.