Política

PANOS PRA MANGA! PT QUERIA VOTO DE CABESTRO DE CORONEL PELA ELETROBRAS

Senador Coronel votou pela privatização e investimentos no Velho Chico
Tasso Franco , da redação em Salvador | 19/06/2021 às 19:35
Angelo Coronel deu voto consciente
Foto: Agência Senado
    O voto do senador Angelo Coronel (PSD) sobre a MP da privatização da Eletrobras dando SIM continua dando panos para a manga. O senador Jaques Wagner criticou Coronel no Portal M!e disse que "não sei qual motivação ele teve. A mim não me disse nada, nem é obrigado a me dizer. Ele é livre para usar o voto dele, agora é um voto que efetivamente constrange, porque nós estamos numa escalada com a energia eólica e a solar e ele vota pela privatização da Eletrobras". Os deputados estaduais Paulo Rangel (PT) e Robison Almeida (PT) também criticaram duramente coronel.

   A inclusão de contrapartida para a revitalização do Rio São Francisco foi fator decisivo para aprovação da Medida Provisória 1031/2021 no Senado. Isso porque A MP prevê a destinação de R$ 350 milhões por ano, durante uma década, para o "Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional".

  Dos três parlamentares baianos, apenas Angelo Coronel (PSD) foi a favor do projeto que garante recursos para recuperar o Rio São Francisco e suas cidades ribeirinhas. Os senadores Jaques Wagner (PT) e Otto Alencar (PSD) deram voto contrário. O movimento contra a destinação dos recursos para a revitalização partiu, ainda na fase da votação do projeto na Câmara, do deputado federal Jorge Solla (PT).

  A favor da iniciativa, Angelo Coronel havia apresentado, na quarta-feira anterior à votação, emenda à MP visando ampliar os aportes anuais à bacia do São Francisco para R$ 1 bilhão por 10 anos, mas ela não foi aprovada. Apesar de se queixar do valor final, Coronel reiterou a importância do projeto. "Não foi o ideal, mas tivemos algumas conquistas", avaliou ele.

Critica na rádio

O vereador Alexandre Aleluia alfinetou ontem os senadores Otto Alencar e Jaques Wagner durante programa na rádio Piatã FM, argumentando que eles têm um discurso pró-conservação ecológica, mas que na prática não defendem ações concretas que ajudem o meio ambiente.

"Só vejo o pessoal com bandeira verde, fazendo manifestação, abraçando árvore. Agora, na hora de ajudar, de querer realmente resolver o problema concreto, com uma solução concreta, a gente não vê. Eu vi que o senador Jaques Wagner inventou uma emenda mudando o valor para não sei quantos milhões, mas é contra a privatização, ou seja, o dinheiro vai sair de onde?", provocou. "Eu entendo que esse pessoal queira manter o monstrengo das estatais porque dava muito prejuízo e era muito bom pra político e ruim pro povo", acrescentou.

Aleluia disse que os senadores estão votando contra a revitalização do rio que é fonte de renda para milhares de pessoas. "Eu não lembro quando tivemos senadores baianos que votaram contra uma revitalização dessa, do montante dessa e impactante como essa", concluiu.