Política

ANDRÉ FRAGA PARTICIPA DO PROGRAMA DE COLETA SELETIVA EM SSA

Projeto em parceria com a Prefeitura de Salvador, a Casa SO+MA, converte materiais recicláveis em benefícios através de moeda social
Taiane Nazaré , Salvador | 11/06/2021 às 21:26
André Fraga participa de retomada do programa de coleta seletiva
Foto: divulgação
O Vereador André Fraga (PV) participou nesta sexta-feira (11), em Stella Maris, da inauguração de uma unidade da Casa SO+MA - espaço para a troca de materiais recicláveis, fruto de uma parceria com a startup So+ma e a Prefeitura de Salvador. Com a presença do Prefeito Bruno Reis e da Vice-Prefeita, Ana Paula Matos, o ato de inauguração contou ainda com vereadores da Câmara Municipal e representantes da startup de impacto So+ma e do Grupo Heineken.

“Essa é uma ideia que começou em 2019, quando ainda era secretário da SECIS, onde fui procurado pela equipe da So+Ma. Acredito que projetos como esse, com apoio da gestão pública e da iniciativa privada são o melhor caminho para que a política nacional de resíduos sólidos saia, de fato, do papel”, comenta André Fraga durante o evento em Stella Maris. 

 

Como funciona

A unidade de Stella Maris está localizada na praça localizada na Alameda Praia de Guaratuba. As moradoras e os moradores devem preencher um cadastro no local. Os resíduos são pesados e multiplicados pelo valor de cada produto. As doações podem trocar os pontos por alimentos, cursos, descontos, dentre outras ações. Em seguida, o material é armazenado e encaminhado para uma das cooperativas parceiras. 

  O objetivo da iniciativa é chegar a 12 casas de recebimento de resíduos até agosto deste ano. Durante a primeira fase de instalação do programa, em 2019, no bairro de Periperi, a unidade gerou 311 toneladas de resíduos reciclados, beneficiou 2.2 mil famílias, realizou quase 9 mil trocas por alimentos e 37 trocas por cursos de gastronomia, fotografia, moda, negócios, computação, entre outros. 

O horário de funcionamento das unidades é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados das 9h às 12h.