quarta-feira, 23 de junho de 2021
Política

NÚMERO DE INFECTADOS NA BAHIA PELA COVID VOLTA A PASSAR DOS 14.000

Pandemia da covid volta a ter sinais de aquecimento na Bahia
Tasso Franco , da redação em Salvador | 10/06/2021 às 19:08
Vacinação segue segundo a SESAB
Foto: SESAB
  MIUDINHAS GLOBAIS:

1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.947 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,5%) e 4.422 recuperados (+0,4%). O boletim epidemiológico desta quinta-feira (10) também registra 130 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.053.031 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.016.780 já são considerados recuperados, 14.057 encontram-se ativos e 22.194 tiveram óbito confirmado.

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.308.917 casos descartados e 236.313 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta-feira. Na Bahia, 49.743 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

3. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 22.194, representando uma letalidade de 2,11%. Dentre os óbitos, 55,82% ocorreram no sexo masculino e 44,18% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,80% corresponderam a parda, seguidos por branca com 22,15%, preta com 15,52%, amarela com 0,42%, indígena com 0,13% e não há informação em 6,98% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 61,62%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,20%).

4. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                   *****
5. A Bahia receberá do Ministério da Saúde uma remessa com 180.600 doses de vacinas contra a Covid-19 fabricadas pelo laboratório Janssen. A previsão é que os imunizantes cheguem ao estado na próxima semana. O quantitativo será destinado 50% para a capital e a outra metade será distribuída proporcionalmente para os demais municípios da região metropolitana de Salvador, além de Santo Amaro, Conde e Saubara. As vacinas serão utilizadas para dar prosseguimento ao plano de vacinação que está sendo executado pelos municípios.

6. Essa distribuição ficou acordada em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), instância deliberativa da saúde que reúne representantes dos 417 municípios e o Estado, realizada nesta quinta-feira (10). A coordenadora de imunização do Estado, Vânia Rebouças, esclarece que nas próximas remessas haverá um ajuste para que as vacinas continuem sendo distribuídas de forma proporcional. “Os 417 municípios baianos continuarão a receber equitativamente as vacinas, tendo como referência a quantidade de pessoas de cada público-alvo nas localidades”, afirma.

7. Vânia Rebouças explica também que a decisão tomada na reunião da CIB levou em conta o curto prazo de validade da remessa que será enviada para os estados. “Os munícipios assumiram o compromisso de fazer uso de 100% das doses recebidas em um curto prazo, que é inferior a 15 dias”, aponta.

8. O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, destaca que “a grande diferença da vacina do laboratório Janssen das demais que estão sendo utilizadas até o momento no Brasil é que é dose única. O armazenamento do imunobiológico pode ser feito em geladeiras comuns, de 2°C a 8°C”, afirma.

9. Há uma preocupação do governador Rui Costa com os festejos juninos, mesmo familiares, com o incremento possível da pandemia no estado.

10. De toda forma, até o comércio está desanimado com o São João e apostando mais no dia dos namoradoes, 12 de junho. 

11. Lauro de Freitas avança na estratégia de vacinação contra a Covid-19 e começa a imunizar pessoas a partir de 55 anos nesta sexta-feira (11). Gestantes, puérperas,  lactantes com bebês até 12 meses de nascidos e pessoas com comorbidades também serão vacinadas. Destaque na aplicação das doses, o município já imunizou 22 grupos prioritários e mais de 30 comorbidades.

12. Hoje, quarta-feira(10), o município imunizou pessoas com 56 anos ou mais. A ampliação do público representou um verdadeiro presente para a doméstica Rita Alves, 56, que fez aniversário ontem (09). Emocionada e agradecendo aos profissionais de saúde pelo atendimento, ela recebeu a 1ª dose da vacina no ponto fixo localizado no Aracuí. "Contei as horas para a chegada desse momento. Ontem quando soube, chorei de emoção e hoje cheguei cedo para receber a minha primeira dose de esperança", disse Rita.

13. Ansiosa, a autônoma Mira Oliveira, 56, contou que estava contando os dias para que pessoas com a sua idade fossem contempladas com a imunização. Ela destacou que mesmo com a vacina, seguirá todos os protocolos recomendados pelos órgãos de saúde. "Por enquanto ainda não vai mudar nada, mas me sinto mais segura. É importante continuar mantendo o distanciamento, usando máscara e álcool em gel".

14. A cidade dispõe de quatro pontos de vacinação localizados no Terminal Rodoviário de Portão, na Quadra da Escola 2 de Julho, em Itinga, no Ginásio de Esportes do Aracuí e na Escola Esfinge, em Areia Branca. Por enquanto, a 2ª dose não está sendo aplicada. Não há pessoas com prazo de retorno nesse período.

15. Ocorreram, nesta quinta-feira (10), as eleições das diretorias da Associação Comercial da Bahia para o biênio 2021/2023. O mais jovem presidente Mário Dantas de Carvalho foi reconduzido ao cargo. Na diretoria plenária, dentre outros nomes, consta a participação do advogado criminalista Vivaldo Amaral.

16. A votação foi realizada de forma presencial no palácio sede da entidade, no bairro do Comércio.

17. Foi eleita a mesa diretora com Carlos Henrique Jorge Gantois, Marcos Galrão Cidreira, Paulo Sérgio Costa Pinto Cavalcanti, Rosemma Burlacchini Maluf, Teobaldo Luís da Costa, Marcelo Neeser Nogueira Reis, Ricardo Luzbel, Maria Constança Carneiro Galvão e Ana Ferraz Coelho.

18. Na mesma ocasião, os associados elegeram também a Mesa da Assembleia Geral, composta por Wilson Galvão Andrade (Presidente), João Lopes Araújo (1º Secretário) e Pedro José Galvão Nonato Alves (2º Secretário).

19. “Gostaria de agradecer a confiança depositada depositada em mim pelo presidente Mário Dantas, o vice-presidente, Paulo Cavalcanti, e o diretor Edmilson Pinho. Com certeza, trabalharemos para engrandecer a nossa ACB”, disse Vivaldo Amaral.

20. O fortalecimento do Sistema Único de Saúde com a entrega de mais uma policlínica na Bahia foi tido pelo deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) como mais um passo do governo Rui Costa (PT) para que serviços complexos cheguem de forma gratuita para a população do interior. 

21. Nesta quinta-feira (10), ao lado do governador, o parlamentar petista esteve em Eunápolis e, também, falou da importância do processo de regionalização da saúde, implantado pela atual gestão. Assunção ainda aponta que a inauguração do equipamento vai beneficiar mais de 230 mil pessoas de sete municípios do extremo sul e que essa é a 17ª unidade desse tipo entregue pelo governo estadual.