Pronunciamento ocorreu durante a instalação da Comissão Especial de Mudanças Climáticas e Inovação da Câmara de Vereadores
Assessoria André Fraga , Salvador |
28/05/2021 às 11:52
André Fraga faz pronunciamento sobre a pandemia e a crise climática
Foto: divulgação
O Vereador André Fraga(PV) realizou, nesta quinta-feira(27), a cerimônia de instalação da Comissão Especial de Mudança Climática e Inovação da Câmara de Vereadores. O evento contou com a participação de membros do colegiado, representantes da Prefeitura de Salvador e dois convidados que falaram sobre a crise do clima: o médico sanitarista e ex-deputado federal, Eduardo Jorge e o secretário-executivo do Observatório do Clima, Márcio Astrini.
“É fundamental entendermos que a pandemia é uma amostra grátis dos efeitos de uma crise climática. Como disse o Márcio ‘não há vacina mas, sim medidas preventivas’ para evitarmos uma catástrofe de escalas inimagináveis para a humanidade e toda a vida do planeta. E a inovação é parte importante desse tratamento”, explica o edil que também é presidente do colegiado.
O evento online contou com a participação dos vereadores Marta Rodrigues(PT), Luiz Carlos Suíca(PT) e Daniel Alves(PSDB) que são membros do colegiado. Também participaram da reunião a secretária da SECIS(Secretária Municipal de Sustentabilidade e Resiliência), Edna França e o subsecretário da SEMDEC(Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda), Francisco Torreão.
O grupo de trabalho será responsável por fiscalizar e acompanhar planos que estão em curso como, por exemplo, o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica, o Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças do Clima e Leis como as Políticas Municipais de Inovação e Mobilidade Urbana Sustentável.
Convidados
Com um panorama sobre a sua trajetória no início dos anos 2000, quando era ex-secretário de Saúde e Meio Ambiente da cidade de São Paulo, Eduardo Jorge lembra que a mudança climática era um assunto inexistente entre as gestões municipais do Brasil: “A crise do clima já não é mais uma questão de grupos ambientalistas e sim uma questão da humanidade e no âmbito municipal é uma agenda que diz respeito a todas as políticas públicas da cidade”, diz o ex-deputado federal durante o evento.
O secretário-executivo do Observatório do Clima faz um alerta: "às populações que serão mais atingidas são aquelas que contribuíram menos para combater as mudanças climáticas”.