Política

FLÁVIO BOLSONARO CHAMA RENAN CALHEIROS DE VAGABUNDO EM SESSÃO DA CPI

Com Globo.com. informações
Tasso Franco , da redação em Salvador | 12/05/2021 às 17:46
Senador Flavio Bolsonaro
Foto:
   O senador Omar Aziz (PSD-AM), presidente da CPI da Covid, suspendeu a reunião da comissão por volta das 17h10 desta quarta-feira (12) após o senador Flavio Bolsonaro (Republicanos-RJ) ter chamado o relator, Renan Calheiros (MDB-AL), de "vagabundo", gerando um bate-boca na comissão.

Flavio Bolsonaro não é integrante da CPI, mas pediu a palavra. Ao mencionar o fato de Renan ter defendido a prisão de Fabio Wajngarten – ex-secretário de Comunicação da Presidência que prestou depoimento nesta quarta –, Flavio declarou: "Imagina a situação: um cidadão honesto ser preso por um vagabundo como Renan Calheiros. Olha a desmoralização."

Após ser chamado de vagabundo, Renan disse que considerava o xingamento um "elogio" vindo de um parlamentar como Flavio.

"Vagabundo é você, que roubou dinheiro de pessoal no seu gabinete", afirmou Renan Calheiros, "Você que é", emendou.

Na sequência, Flávio Bolsonaro disse que Renan quer "aparecer", usar a CPI como "palanque" e usou um palavrão: "se f...".

Omar Aziz, então, pediu calma aos senadores. "Estou tentando equilibradamente tentar conduzir as coisas e as agressões entre senadores, isso não vai levar a lugar nenhum”, disse o presidente da CPI.

Antes do bate-boca, Omar Aziz já havia alertado que reunião seria suspensa devido à sessão do plenário do Senado.


Wajngarten prestou depoimento à CPI na condição de testemunha, na qual a pessoa se compromete a dizer a verdade, e Renan Calheiros, assim como Omar Aziz, entendeu que o ex-secretário do governo mentiu em alguns trechos.

Renan Calheiros afirmou que Wajngarten mentiu de forma "descarada", causando "desrespeito" e "desprestígio" à CPI.