Política

A IMPROVÁVEL CANDIDATURA DE LEÃO A GOVERNADOR QUE O PP DESEJA (TF)

O deputado Negromonte Jr lançou o nome de João Leão a governador. Isso, no entanto, tem componentes que complicaria essa chapa com Leão na cabeça.
Tasso Franco , da redação em Salvador | 03/05/2021 às 14:45
João Leão é vice-governador da Bahia
Foto: DIV
    O deputado federal Mario Negromonte Jr (PP) manifestou sua opinião num portal de notícias de Salvador dando conta de que, nas eleições de 2022, a chapada majoritária para governador da Bahia deve ter o nome do vice-governador João Leão, do seu partido. 

  Argui o parlamentar, que Leão já conclui 8 anos como vice-governador fidelíssimo ao petismo, tem inúmeros serciços prestados a Bahia, e no próximo ano será a sua vez de disputar o cargo de chefe do Executivo baiano. 

  A propósito, na semana passada, o senador Angelo Coronel (PSD) trilhou por análise bem parecida defendendo que o candidato a governador deva ser o senador Otto Alencar (PSD) e cunhou uma frase de efeito: "Time que não joga; não tem torcida".
  
  Representa (em tese) uma ação orquestrada contra a pré-candidatura do senador Jaques Wagner (PT), já lançada a governador por segmentos do petismo baiano como "consensual" da base governista que sustenta politicamente o governo Rui Costa (PT). Se não for combinado, ao menos, significa dizer que a pré-candidatura Wagner não é "consensual" como se apregoa.
  
  Parece-nos, no entanto, no caso de Leão, iverossímel, na medida em que, caso Leão seja o cabeça da chapa, obviamente caberia a Rui Costa disputar a vaga ao Senado, e o senador Otto Alencar ser o vice de Leão, acomodando, assim, os 3 principais partidos da base. 

  Mas, para que isso seja verdadeiro, Leão e Rui precisam desincompatilizarem-se em abril de 2022 passando a administração do governo ao presidente da Assembleia, Adolfo Menezes (PSD), do partido de Otto Alencar e Angelo Coronel.
 
  Seria um arrajo que excluiria da chapa o senador Jaques Wagner, o qual já foi governador por 8 anos, entre 2007 e 2014. O argumento até tem sentido, porém, pode dar uma dessarrumada no final da gestão petista o que ajudaria o adversário.
 
  A outra hipótese, Otto na cabeça, nos parece mais viável politicamente, uma vez que o PSD mostrou nas eleições municipais de 2020, o partido da base governista com maior densidade eleitoral. E, fiel por fiel, Otto é tão 'monsenhor' quanto Leão. 

  E, em sendo Otto, Leão poderia comandar o governo como chefe do Executivo por 6 meses, em 2022, Rui seria o candidato a senador e um representante do PP (fala-se em Nelson Leal, ex-presidente da Assembleia) candidato a vice. Tem mais sentido, ainda que, também neste caso, Wagner ficaria de fora.
 
  De qualquer maneira, Wagner tem mandato de senador até 2026. E, sem perder esse status político, caso Lula seja eleito presidente é figura carimbada para ser ministro. O que agrada o PSB, pois, seu suplente é deste partido.
  
  Portanto, embora, a opinião de Negromonte Jr deva ser respeitada dificilmente Leão na cabeça acontecerá. Disse dificilmente e não impossível. Na política, sempre, tudo é possível.