Política

PACIENTES ATIVOS COM COVID NA BAHIA AINDA SÃO 15.627;107 ÓBITOS EM 24H

Já falta vacinas contra covid 19 em vários municípios da Bahia
Tasso Franco , da redação em Salvador | 27/04/2021 às 19:49
Está faltando vacina em vários municípios da Bahia
Foto: DIV
   MIUDINHAS GLOBAIS:

1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.076 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,5%) e 3.494 recuperados (+0,4%). O boletim epidemiológico desta terça-feira (27) também registra 107 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 889.931 casos confirmados desde o início da pandemia, 856.110 já são considerados recuperados, 15.627 encontram-se ativos e 18.194 tiveram óbito confirmado.

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.191.910 casos descartados e 193.784 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta terça-feira. Na Bahia, 47.046 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

3. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 18.194, representando uma letalidade de 2,04%. Dentre os óbitos, 55,44% ocorreram no sexo masculino e 44,56% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,68% corresponderam a parda, seguidos por branca com 21,89%, preta com 15,42%, amarela com 0,45%, indígena com 0,13% e não há informação em 7,44% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 64,88%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,58%).

4. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                 ******
5. O Brasil registrou 3.086 mortes e 72.140 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, elevando os números totais de vítimas e contágios para 395.022 e 14.441.563, respectivamente, informou o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) nesta terça-feira (27).

6. Apesar de o mês de abril já ser o mais mortal desde o início da pandemia, o novo número de óbito representa uma queda em relação ao dado contabilizado na última terça-feira (20), quando foram 3.321 vidas perdidas. No entanto, a quantidade de contágios registrou um crescimento em comparação às 69.381 infecções diagnosticadas no mesmo dia da semana anterior.

7. A taxa de letalidade continua em 2,7% a nível nacional, com o Rio de Janeiro sendo o estado com o maior índice no País, 5,9%. Na sequência aparecem Pernambuco (3,4%), Amazonas (3,4%) e São Paulo (3,3%).

8. Em números totais, o estado de São Paulo é o mais afetado pela emergência sanitária, com 2.856.225 contaminações e 93.842 falecimentos. Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia e Santa Catarina completam a lista de estados com maiores números de mortes e casos.

9. De acordo com levantamento da Universidade Johns Hopkins, o Brasil é o segundo país com mais vidas perdidas em todo o mundo, atrás apenas dos Estados Unidos (573.201). No ranking de nações com mais contágios, o território comandado por Jair Bolsonaro aparece em terceiro, atrás de Índia (17.636.307) e EUA (32.161.109). 

10. Nesta quarta-feira, 28 de abril, a Maternidade Climério de Oliveira (MCO-UFBA/Ebserh) vai receber uma equipe do Comando Conjunto Bahia que realizará a desinfecção biológica das instalações da instituição.

11. O procedimento será executado por cerca de 15 militares qualificados para atuar em desinfecção de áreas com utilização de quaternário de amônia, uma substância de alta eficiência desinfetante que não prejudica a saúde humana e preserva as superfícies onde é aplicada, garantindo uma proteção de até 60 dias contra o coronavírus e outros agentes contaminantes.

12. A desinfecção acontecerá a partir das 14h nas áreas externas e corredores da Maternidade. Não será permitida a circulação de pessoas nos locais no momento da aplicação. Também será isolada uma área no pátio em frente ao Centro Cirúrgico para preparação do material.

13. A ação de desinfecção tem por finalidade garantir a segurança de profissionais, pacientes e visitantes da maternidade. Desde março de 2020, o Comando Conjunto Bahia já atuou em mais de 166 ações de desinfecção, em apoio aos órgãos de saúde e segurança em todo o Estado.

14. Podem participar do programa estudantes autodeclarados negros e pardos que cursaram ensino médio em escola pública ou com bolsa integral em escola particular. O desconto é de 100%. Para mais informações, acesse o edital neste link: https://faculdadebaianadedireito.com.br/edital-programa-de-bolsas-etnico-raciais/.

15. O candidato irá passar por uma pré-seleção, que consiste em três etapas: preenchimento do formulário, envio do desafio escrito e a entrevista. Se for aprovado em todas as fases da seleção prévia, será selecionado para realizar de forma gratuita o vestibular 2021.2 da Faculdade Baiana de Direito e Gestão.

16. Por meio do Programa de Seleção de Bolsas Étnico-Raciais, em parceria com a sua empresa júnior Alfa Consultoria Jurídica e com o projeto Akane, a Faculdade Baiana de Direito e Gestão busca dar oportunidade para o jovem negro ingressar em um curso superior de qualidade, contribuindo com a formação de cidadãos criticos e ativos na sua comunidade.

17. A Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), através da Defesa Civil de Salvador (Codesal), publicou um chamamento público para instituições de ensino, com o objetivo de promover atividades acadêmicas envolvendo as áreas de ocupação precária em Salvador, especialmente aquelas em situação de risco. A iniciativa tem como objetivo atuar na prevenção de situações de desastres naturais, e prover assistência às famílias de baixa renda que habitam as áreas precárias do município, sem repasse financeiro. As informações estão no Diário Oficial do Município (DOM) da última quinta-feira (22).

18. A coordenadora de Ações de Prevenção e Redução de Riscos, Gabriela Morais, afirmou que a ideia do convênio é permitir uma aproximação entre o ambiente acadêmico e a população mais necessitada, proporcionando uma troca de experiências entre professores, alunos e os cidadãos. Os discentes são oriundos dos cursos de Engenharia e Arquitetura, mas já foram feitos convênios com turmas de Nutrição e Ciências da Computação. Para Gabriela, cada instituição tem a possibilidade de ampliar as ações de acordo com os cursos com os quais elas trabalham.

19. Ela explica que não existe um modelo pronto de ações, deixando a possibilidade de que cada professor discuta com os alunos para que haja o interesse e a iniciativa de realizar os trabalhos nas comunidades. “A intenção é de que eles inovem, que pensem como podem colaborar com a população nessa área de ocupação precária”, disse. Através das incursões, será possível fazer com que os alunos vivenciem a realidade da cidade e saibam de que forma contribuir.

20. O diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo destacou que o envolvimento das instituições de ensino superior nas ações de defesa civil proporciona um impacto positivo para a cidade. “O convênio possibilita que as universidades atuem como um  reforço técnico para oferecermos soluções assertivas que melhorem a vida de quem mais precisa”.

21. No último convênio, nove instituições de ensino superior participaram da iniciativa junto à Codesal. Os interessados em participar do novo chamamento devem entrar em contato através do telefone (71) 3202-4503, para obter o termo de referência e esclarecer dúvidas.