Seria um ato isolado ou tem o apoio do partido Podemos?
Tasso Franco , da redação em Salvador |
03/03/2020 às 19:13
Sindininho faz movimento em direção a ACM Neto e Bruno Reis
Foto: CMS
Segundo o portal A Tarde, o vereador Sidninho (Podemos), líder da oposição na Câmara de Salvador (CMS), protagonizou um fato inusitado nesta terça-feira, 3. Aliado do governador Rui Costa (PT), o legislador soteropolitano participou de um ato do prefeito ACM Neto (DEM) no bairro da Mata Escura, onde o democrata autorizou a implantação de uma ligação viária entre a BR-324 e a localidade.
No palanque do prefeito, Sidninho fez discurso e dirigiu elogios a ACM Neto e ao vice Bruno Reis (DEM), pré-candidato ao Palácio Thomé de Souza nas eleições de outubro.
"Essa obra dá uma nova identidade à Mata Escura, reconhece a importância desse bairro. Foi fruto de um projeto do Executivo, do qual fui relator e votei pela aprovação. Conseguimos recursos federais para esta obra, e isso é a fórmula do sucesso. Mata Escura é uma pequena demonstração do que vem acontecendo na cidade", disse o vereador.
Em seguida, Bruno Reis agradeceu aos vereadores que apoiaram a aprovação de um empréstimo na Câmara para viabilizar a obra no bairro. Mas teve agradecimento especial ao oposicionista. "Pela primeira vez na cidade de Salvador, o líder da oposição vem ao palanque do prefeito para discursar e reconhecer o trabalho que está sendo feito. Eu ouço muita gente falar em nova política. Essa é a nova política. É política do trabalho para mudar a vida das pessoas", afirmou.
O prefeito ACM Neto também fez afago ao líder oposicionista. "A sua presença aqui não é demonstraçaõ de nada mais do que maturidade e responsabilidade na vida pública. Vejam, o que é importante para a cidade merece ter a valorização e apoio da oposição", disse o democrata.
CRITICAS HÁ DOIS ANOS
(METROPOLE) O vereador Sidninho (Podemos) fez duras críticas ao projeto de Lei nº 439/17, proposto pela Prefeitura de Salvador, que altera o Código Tributário e de Rendas do Município e reajusta o IPTU para 2018. Segundo o parlamentar, o prefeito ACM Neto (DEM) tenta "fazer caixa" para uma eventual campanha ao governo nas eleições de 2018.
"Tentaram uma licitação milionária que não conseguiu ser viabilizada. Tentaram uma licitação com relação à compra de lâmpadas LED, de R$ 47 milhões, e foi frustrada. Estão tentando agora geração desses tributos. Eu entendo que seja para 2018 porque recentemente o prefeito deu uma declaração de que o município está sadio, inclusive com R$ 1,5 bilhão em caixa. Se o município está com isso em caixa, para quê se fazer um projeto de lei de majoração de todos os tributos da forma como está sendo feita?", questionou o edil, em entrevista ao Metro1.
Ainda de acordo com o vereador, a iniciativa do prefeito é cobrir o rompo que será gerado pela Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), proposta pela Ordem dos Advogados da Bahia (OAB-BA) perante o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), contra o aumento do Imposto Predial e Territorial Urbana (IPTU) em Salvador. "De outro lado, para não parecer tão incisivo e achar que o prefeito está fazendo algo certo, isso deve ser para cobrir o rombo que a Adin do IPTU vai deixar", destacou.