Votações dias 4 e 5 serão decisivas (Com informações de El Pais)
Da Redação , Salvador |
31/12/2019 às 14:29
Parlamento espanhol
Foto: El Pais
A presidente do Congresso comunicou nesta terça-feira aos grupos parlamentares sua previsão de convocar a Plenária do Congresso para celebrar o debate sobre investidura de Pedro Sánchez no próximo sábado, 4 de janeiro, domingo 5 e, se ela não obtiver a maioria absoluta, na terça-feira.
A convocação formal para a sessão (com o horário) será realizada no dia 2, de acordo com fontes da Câmara. Dessa forma, o debate começará com o discurso do candidato Pedro Sánchez, no qual ele apresentará seu programa de governo. Após a intervenção do presidente em exercício, será a vez dos líderes do restante das forças políticas, que terão 30 minutos para apresentar suas razões para sim, não ou abstenção. Sanchez pode responder se desejar.
No dia 5, e uma vez que todos os grupos parlamentares tenham intervindo, uma votação será realizada - por recurso e em voz alta - para ser eleito o candidato Sánchez deve obter 176 votos a favor. No caso, mais do que provável, de não atingir esse valor, a sessão será suspensa. Após 48 horas, os deputados retornarão ao Congresso.
Sanchez se dirigirá a eles novamente, desta vez por um tempo limitado de 10 minutos, e os representantes do restante das forças terão cinco para responder. Então será votado novamente. Sanchez será reeleito se alcançar a maioria simples. O socialista já tem 161 votos, mas para sua posse ele precisa da abstenção dos 13 deputados da ERC, que no dia 2 convocaram seu conselho nacional para decidir definitivamente se ele se abstém. Até agora, as bases republicanas deram um voto de confiança aos passos da liderança, o que significa que a possibilidade de uma posição oposta é reduzida.