Com informações da Secom FSA
Da Redação , Salvador |
03/06/2019 às 18:18
Um cortejo bem humorado com morte ao mosquito
Foto: SECOM
“Sem água destampada, morreu a malvada”, essa é a frase escrita no caixão do mosquito Aedes aegypti. A representação fez parte da caminhada de mobilização contra a dengue ocorrida na manhã de sexta-feira, 31, no bairro Limoeiro.
O “cortejo fúnebre”, promovido pela equipe da unidade de saúde Dr. Mário Mendonça de Paula e NASF 7, percorreu as principais avenidas da região com cartazes e estudantes caracterizados.
A ação contou com a parceria com a Escola Municipal Dr. João Duarte e a Escola Ideal. A morte do mosquito da dengue simboliza o desejo da comunidade de que a doença seja eliminada completamente através das ações de todos.
“A intenção da encenação é mostrar que só vamos ter êxito com a morte do mosquito, e para isso é necessário que a população realize as medidas preventivas contra os focos porque não adianta o combater o mosquito alado com o fumacê se os focos continuam se proliferando nas residências”, explica a enfermeira Márcia Calixto.
O mosquito Aedes aegypti é transmissor da dengue, zika, Chikungunya e febre amarela. Até o momento, o município de Feira de Santana registrou 8.810 notificações para a dengue. Sete pessoas vieram a óbito por complicações da arbovirose.
Ações
A Prefeitura de Feira de Santana através da Secretaria Municipal de Saúde/Vigilância Epidemiológica e demais secretarias, vem adotando medidas de prevenção e controle do Aedes aegypti com objetivo de diminuir os índices de infestação vetorial e consequentemente reduzir o número de casos suspeitos e óbitos.
Para colaborar com o controle do vetor, a população pode denunciar focos do mosquito através do Disk Saúde: 0800 284 6656, ou pelo aplicativo Fala Feira 156.