II Seminário de Lideranças Petistas fortalece mobilização por candidatura do PT de Salvador
Da Redação , Salvador |
28/04/2019 às 10:40
Jorge Solla defende candidatura própria em Salvador
Foto: DIV
Um grupo de parlamentares, dirigentes e militantes petistas reuniu-se em plenária neste sábado (27), no Sindicato dos Químicos, para debater estratégias de atuação nas instâncias do partido na defesa de candidatura própria para a disputa da prefeitura de Salvador. No grupo estão o deputado federal Jorge Solla, o deputado estadual Robinson Almeida, e os vereadores Moisés Rocha e Suíca, único do grupo que não lançou pré-candidatura para prefeito.
O evento, convocado como “Seminário fortalecer o PT para governar Salvador”, reuniu cerca de 150 pessoas de praticamente todas as tendências internas do PT. A defesa da candidatura própria foi unânime nas intervenções, que também trataram do PED (Processo de Eleições Diretas) do PT, disputa interna que elegerá a direção do partido e será realizado em outubro.
“Ao PT postergar essa decisão criasse um vácuo e todo mundo sabe que espaço algum fica muito tempo vazio na política”, disse Ademário Costa, pré-candidato a presidente do PT de Salvador. Também estiveram presentes os pré-candidatos à presidência do PT estadual Elen Coutinho e Éden Valadares. “Uma candidatura do PT em Salvador é fundamental para fazermos a disputa de projeto na sociedade. O PT tem que dizer o que pensa e precisa fazer de forma qualificada. Para tanto, esse processo tem urgência, é preciso de uma definição ainda nesse semestre”, cobrou Elen.
“É para enfrentar o desmonte nacional e realizar o projeto de uma cidade de inclusão social que o PT precisa de candidatura. Vamos caminhar nos bairros populares, conversar com o nosso povo e construir o programa de governo com a participação dos movimentos sociais, dos negros, das mulheres, da juventude e dos trabalhadores”, disse Robinson Almeida, em nota.
O deputado federal Jorge Solla (PT-BA) destacou a importância da reunião e a deliberação entre seus membros. “Em forma clara, sai daqui hoje uma solicitação da executiva municipal de um calendário para decidir sobre 2020 ainda nesse semestre, respeitando a opinião da militância do partido”, afirmou.
Participaram do encontro militantes de quase todas as tendências internas do PT, sindicatos filiados à CUT, pré-candidatos a vereador pelo PT, representantes dos setoriais de combate ao racismo, meio ambiente, LGBTI, Juventude e Direitos Humanos, do núcleo de evangélicos e presidentes de zonais.