Política

BLOCO DA ESQUERDA VENCE ELEIÇÕES NA ESPANHA e SANCHEZ SERÁ PREMIER

Com informações do El Pais e El Periódico
Da Redação , Salvador | 28/04/2019 às 19:27
Pedro Sanchez no comício de Valencia
Foto: El Periódico
Com 99,41% contados, o PSOE (123) e o PODEM Unido (42) têm 165 deputados nas eleições gerais. Desta forma, eles não alcançariam a maioria absoluta (176) e precisariam do apoio de outras partes para governar. 

O bloco da esquerda ganharia a direita, que fica ainda mais longe do governo: PP (66), Ciudadanos (57) e Vox (24) acrescentariam 147. Na Catalunha, o ERC teria 15 assentos, o PSC, 12; Em Comú Podem, 7; JxCat, 7 y Cs, 5. O PP só conseguiria um assento na Catalunha e permaneceria em zero em Euskadi. 

A participação nas eleições foi de 75,75%, nove pontos a mais do que em 2016. No Senado, com 74,14% de escrutínio, o PSOE alcançou 123 senadores e o PP, 54. Em terceiro e quarto lugar eles seriam ERC (10) e PNV (9). Ele ganhou o futuro e perdeu o passado. Nós não queremos involução, queremos um país para a frente "disse Pedro Sanchez em Ferraz diante de milhares de simpatizantes que gritavam" Rivera não! "Sanchez respondeu." 

Eu acho que é bastante claro "apoiantes socialistas comemoraram. em um aceno para o United Nós podemos: "Sim, nós podemos!" Em uma campanha marcada pela idéia da unidade da Espanha, os eleitores do PSOE que vieram celebrar a vitória de Sanchez gritaram: "Viva Spain and socialismo ao vivo! "O presidente enfatizou na época a diversidade do país, enquanto o líder do PP, Pablo Casado, parabenizou Sanchez por sua vitória e desejou a sorte do PSOE, que ele descreveu como" uma grande festa ", embora reconhecendo que o resultado" é muito ruim para o PP "e lamentando a fragmentação do voto de direita. 

O presidente do CIDH, Albert Rivera, parabenizou Sánchez e assumiu que o líder socialista e o do PODEM Unido, Pablo Igles ias, formará o governo.