No território da Bahia existem 10 barragens em risco
Da Redação , Salvador |
28/01/2019 às 11:21
Deputado Alex da Piatã
Foto:
Sensibilizado e preocupado com a fatalidade ambiental do rompimento de uma barragem de dejetos minerais no estado de Minas Gerais, o deputado estadual Alex da Piatã (PSD) propôs a criação de uma comissão parlamentar com o objeto vistoriar as barragens baianas, espalhadas em diversas áreas do território.
Vale destacar que a barragem de Brumadinho (MG) não estava entre as ameaçadas do relatório da Agência Nacional das Águas (ANA), contudo, no estado da Bahia, são 10 as áreas que são apontados como zona de risco.
“Se em Minas, uma barragem que não estava apontada como vulnerável rompeu, imagine o nosso Estado que possui 10 em estado de alerta, maior número do País. Me vi obrigado a propôs esse colegiado para que possamos pensar alternativas junto aos órgãos competentes e buscarmos nos prevenir de fatalidades”, disse.
Os locais de risco, conforme a ANA, são Afligidos (em São Gonçalo dos Campos), Apertado (Mucugê), Araci (na cidade de mesmo nome), Cipó (Mirante), Luiz Vieira (Rio de Contas), RS1 e RS2, em Camaçari, Tabua II (Ibiassucê), Zabumbão (Paramirim) e Pinhões (Juazeiro/Curaçá).
“O objeto da comissão é o de visitar esses locais com profissionais e elaborar uma análise sobre toda a situação. Promover o debate e aguçar o interesse da sociedade pelo tema convocando todos os envolvidos”, explicou.
A medida será oficializada ainda esta semana na Assembleia Legislativa da Bahia. Alex tem programado também visitas a órgãos e secretarias para começar a tratar do tema.