O presidente da Câmara de Salvador, vereador Leo Prates (DEM), e a líder da oposição, Marta Rodrigues (PT) lamentaram o falecimento do ex-governador e ex-vereador Waldir Pires nesta sexta-feira, 22. A CMS ofereceu o Plenário Cosme de Farias para que o corpo seja velado.
Para o democrata, “Waldir Pires é para mim uma referência como homem e político. Como colega da Câmara, ele me ensinou muito de sua experiência na vida pública, engrandecendo a democracia brasileira. Neste momento de dor irreparável para seus familiares, a Câmara de Salvador está de luto”.
Segundo Prates, Waldir é um exemplo de honradez e de comportamento ético “que engrandeceu a vida pública brasileira e, sobretudo, a Câmara Municipal, porque mesmo depois de ter sido governador da Bahia ele quis ser vereador de Salvador”.
Exemplo de hombridade
Já a petista divulgou nota expressando seu pesar: “Waldir era para todos nós, de Salvador, da Bahia e do Brasil, uma referência política e pessoal, exemplo de hombridade e comprometimento com o povo, marcando a honestidade em sua trajetória”.
A seu ver, “a democracia brasileira, que tanto perdeu nos últimos anos, perde também um político cuja desenvoltura só teve a nos ensinar. Filiado ao PT, foi um combatente do neoliberalismo e da agenda política que favorece a elite, sendo uma esperança para todos que lutam por justiça social”.
E segue a nota: “No governo de Lula, deu sua contribuição como ministro de Estado do Controle e da Transparência da Controladoria-Geral da União, em 2003, e Ministro da Defesa, em 2006. Todos que conviveram com Waldir sabem o homem digno e dedicado que ele foi: permaneceu firme aos seus ideais democráticos, exercendo aos 85 anos, a vereança em Salvador, eleito em 2012”.
“Aos 91 anos, ele nos deixa para se tornar um nome na história da política brasileira e na memória das pessoas. Seus ideais, caráter e responsabilidade permanecerão norteando todos aqueles que têm compromisso com a justiça social e com os direitos do povo brasileiro”.