Os anunciados atos de protesto, por parte dos defensores do ex-presidente Lula, para esta sexta-feira, 13, em Salvador, levou o vereador Cezar Leite (PSDB) a entrar com um mandado de segurança contra o que chamou de ato ou omissão do governador Rui Costa (PT). Conforme o tucano, “a preservação da ordem pública é essencial para regulação das relações sociais e estabelece um clima de convivência harmoniosa e pacífica, desde que seja fiscalizado pelo poder de polícia”.
Para o peessedebista, a sociedade está dividida politicamente, e embora as pessoas tenham direito de se manifestar, garantido pela constituição, não pode ferir outro direito, o de ir e vir dos cidadãos: “Nunca se falou tanto em ir para às ruas, exercer seus direitos políticos, lutar, gritar pelo que se acredita. As últimas manifestações que ocorreram em Salvador inviabilizaram o fluxo normal de carros e pedestres, impossibilitaram as pessoas de chegarem aos seus trabalhos, de cumprirem com seus compromissos e comprometeram de certa forma até a economia”.
Segundo ele, “o intuito não é cercear o direito garantido constitucionalmente de ninguém, é apenas exigir a garantia dos direitos dos demais membros da sociedade através do cumprimento da obrigação do governador Rui Costa em solicitar que a Polícia Militar atue nas manifestações com objetivo de garantir o direito de todos os cidadãos e não apenas dos manifestantes”.
O parlamentar cita as postagens em circulação nas redes sociais, informando mobilizações para pontos cruciais da cidade, como Iguatemi, Campo Grande e Aeroporto, às 15 horas: “Diante das convocações frequentes, realizadas por centrais sindicais, Central Única dos Trabalhadores, movimentos sociais e estudantis e pelo próprio Partido dos Trabalhadores, é necessário a presença do poder de polícia garantindo os direitos dos demais membros da sociedade”.