O vereador Cezar Leite (PSDB) vai encaminhar uma petição, pedindo a implantação de um Centro de Transplante de Medula Óssea para Crianças no Complexo Hospitalar Professor Edgard Santos. Esta foi a principal deliberação da audiência pública realizada nesta segunda-feira, 5, pelo tucano, que é vice-presidente da Comissão de Saúde da CMS, sobre os problemas enfrentados para o transplante de medula óssea no estado.
A solicitação será encaminhada ao Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CESAU) do MPE. Outro pleito da audiência foi o “aumento de cinco leitos para dez para os transplantados do referido hospital”, afirmou o parlamentar.
De acordo com a oncopediatra Ana Maria Marinho, “o grande problema é que na Bahia não é realizado o transplante de medula óssea em crianças com idade até os dez anos de idade”. Ela explicou que além de esperar um doador, esses pacientes precisam ser transportados para a realização do transplante em outros estados.
Já Rita de Cássia Martins Pinto, coordenadora do Setor de Transplantes da Secretaria Estadual de Saúde do Estado da Bahia, informou que “desde 2010 foram realizados somente 116 transplantes de medula óssea no estado da Bahia. É um número muito baixo”, frisou. Ela detectou dois problemas: “Não temos estrutura e precisamos de campanhas para aumentar o número de doadores”.
Também participaram da mesa de trabalho Simone Tapioca Seixas, assistente social do Setor de Transplantes do Complexo Hospitalar Professor Edgard Santos; Marco Aurélio Salvino, coordenador do Setor de Transplantes do Hospital São Rafael, e Cecília Moraes Pires, coordenadora da ONG Doadores Por Amor.