Política

Câmara de Salvador homenageia policiais que defendem os animais

Segundo a edil esses profissionais têm sido fundamentais nas ações dos defensores de animais que sofrem maus tratos
Limiro Besnosik , da redação em Salvador | 26/12/2017 às 22:10
Policiais recebem homenagens
Foto: Valdemiro Lopes

A Câmara de Salvador homenageou, na última sexta-feira, 22, policiais civis e militares que têm uma trajetória de atuação em defesa dos animais. Segundo a autora da sessão especial, vereadora Ana Rita Tavares (PMB), “estes policiais têm uma parceria fundamental para o sucesso do trabalho das entidades que protegem os animais”. Segundo ela, há diversos casos de maus tratos de animais em comunidades onde há altos índices de violência e “os policiais nos dão todo o apoio para a execução do nosso trabalho”.

“Quando o policial gosta de animais ele se dispõe a participar de diligências contra os maus tratos”, disse a edil. “Quando as pessoas que praticam estes atos violentos contra os animais não notam a presença da polícia eles partem para a agressão contra os representantes das entidades protetivas”.

Os homenageados têm uma trajetória de apoio a Organizações Não Governamentais (ONGs) de proteção de animais em ações de resgates de risco. A deferência contemplou soldados, oficiais da PM e delegados de polícia, a exemplo da titular da Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) Geysa Cersózimo.

A policial civil afirmou que rotineiramente conscientiza os colegas de profissão sobre a necessidade do bom atendimento a entidades protetoras de animais. Sigo também o que determina a legislação e a Corregedoria da Polícia Civil”. Ela sugeriu à legisladora uma campanha nas unidades de polícia para “mostrar que maus tratos a animais não são crimes de menor importância e devem ser apurado sempre”.

De acordo com a delegada, a ideia é nos dirigirmos às delegacias e companhias de polícia pessoalmente”. O delegado Jamal Yossef Amad, também distinguido, frisou “que esta honraria se estende a todas as pessoas que lutam contra os maus tratos aos animais. Segundo ele, as ocorrências são relativas a atos violentos, mutilações e abandono, dentre outras, causados por seres humanos.

Foram homenageados 32 policiais militares e nove policiais civis. Também integraram a mesa do evento o subtenente da Polícia Militar José Lazaro Almeida dos Santos, a delegada Geysa Feitosa Cersosimo, delegado Tadeu Braga e a soldado da PM Carla Monalisa Marques da Silva.