O presidente da Frente Parlamentar em Defesa de Direitos e de Políticas Púlicas para Pessoas com Deficiência da Bahia, deputado Angelo Almeida (PSB), fez um balanço positivo das atividades realizadas pelo coletivo em 2017.
Em apenas seis meses de instalação, a Frente Parlamentar estabeleceu contato com mais de 100 entidades de Salvador e do interior da Bahia. Prova disso foi a presença maciça de militantes do segmento na Sessão Especial de lançamento do coletivo, realizada em junho, que reuniu cerca de 200 pessoas representando um total de 13 dos 27 territórios de identidade e 24 municípios baianos.
“Presidir uma Frente Parlamentar com uma abrangência tão ampla como esta é extremamente desafiador, principalmente por que esbarramos com a falta de recursos para atender as diversas entidades que nos procuram. Mas para mim é uma honra liderar este processo e saber que o segmento acredita e confia no nosso trabalho”, enfatizou o socialista. Ele também frisou que nestes seis meses esteve presente em mais de 30 agendas e que boa parte das demandas encaminhadas ao coletivo estão relacionadas a pedidos de ajuda financeira para custeio de despesas de instituições, patrocínio de eventos e agendas em secretarias estaduais.
Parceria – O sucesso da Frente Parlamentar, destaca o deputado, deve-se a interlocução com representantes do segmento, a exemplo dos conselhos municipais, Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Coede), sociedade civil e Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Sudef).
“A parceria para realização deste trabalho foi muito importante por que estas instituições nos apresentaram demandas que até então não eram do nosso conhecimento e nos ajudaram a aprimorar as nossas ideias, como a necessidade de criação de um Fundo das Pessoas com Deficiência para subsidiar a realização de projetos nas áreas de acessibilidade, empregabilidade e inclusão social”, explicou.
No início deste mês, após um longo processo de discussão, integrantes do Coede e representantes das secretarias de Estado entregaram uma Carta Aberta ao Governador Rui Costa contendo as principais demandas do segmento nas áreas da saúde, educação e segurança pública com expectativa de execução em médio e longo prazo.