Política

Zó debate crise hídrica na Comissão de Meio Ambiente da Alba

Zó declarou que o conflito de água instalada em Correntina já foi uma experiência vivida pelo rio Salitre na década de 80
Cida Bastos ,  Salvador | 30/11/2017 às 17:30
Deputado estadual Zó (PCdoB)
Foto: div

Membro atuante da Comissão de Meio Ambiente e dedicado ao que se refere a revitalização das bacias hidrográficas do estado da Bahia, na manhã desta quarta-feira (30), o deputado estadual Zó (PCdoB) participou da reunião do colegiado para tratar sobre a crise hídrica nas bacias hidrográficas que cortam a Região Oeste do estado, em especial no município de Correntina.

Zó declarou que o conflito de água instalada em Correntina já foi uma experiência vivida pelo rio Salitre na década de 80. “A guerra de água é algo muito sério, e é preciso buscar um equilibro para o uso correto da água. Os grandes produtores precisam respeitar e se adaptar a modelos de irrigação que prima pelo trabalho socioambiental”.

Ficou definido pelos parlamentares membros da comissão uma visita do colegiado ao governador Rui Costa, para apresentar a situação dos rios da região oeste. Posteriormente marcarão uma audiência com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos para obter esclarecimentos sobre o projeto da revitalização da bacia, ressaltando o rio Arrojado que passa no município de Correntina que padece por conta da seca, prejudicando todo o meio ambiente da região e outra com o Ministério Público.

Ainda no colegiado foi aprovado o requerimento que sugere a realização de uma audiência pública com a finalidade de debater e encontrar soluções para a crise hídrica que atualmente vem assolando as bacias hidrográficas que cortam a Região Oeste da Bahia.

“É claro que o foco principal é o Rio São Francisco, considerado o maior rio da Bahia, mas também não podemos descuidar de outras bacias tão importantes ao nosso estado e para o Brasil”, considerou Zó.