Política

APÓS 37 ANOS NO PODER, ditador do Zimbabué renuncia sob forte pressão

Fim de uma longa era com Robert Mugabe no poder na ex-Rodésia do Sul, colônia Britânica, hoje Zimbabué
Da Redação , Salvador | 21/11/2017 às 17:15
Fim de um ciclo de quase 40 anos com Robert Mugab
Foto: The Heradl
  Os parlamentares murmuravam uns aos outros e erupção dizendo "Mugabe deve ir, Mugabe deve ir". O Debate interrompeu-se brevemente aqui e o Presidente anuncia que o debate foi encerrado. Ele anuncia que o presidente Mugabe renunciou. A casa entra em erupção e o orador luta para conter a galeria.

    O presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, renunciou nesta terça-feira (21), indicou o presidente do Parlamento do país, Jacob Mudenda. Numa carta de renúncia, Mugabe, que ficou no poder por 37 anos, disse que a sua decisão é voluntária. Com a notícia, pessoas foram às ruas do país para comemorar.

"Eu, Robert Gabriel Mugabe, entrego formalmente minha renúncia como presidente do Zimbábue com efeito imediato. Renunciei para fazer uma transferência de poder tranquila", afirmou o presidente de 93 anos, na carta.

O vice-presidente Emmerson Mnangagwa, demitido por Mugabe, deve assumir o poder no seu lugar ainda esta semana, disse o secretário jurídico do partido governista Zanu-PF.

A renúncia foi amplamente comemorada no Parlamento. O anúncio também foi imediatamente comemorado por um ensurdecedor concerto de buzinas na capital Harare. Alguns manifestantes já estavam na rua, pedindo a saída de Mugabe em frente ao Parlamento, que discutia o processo de impeachment. Também houve celebração no centro de Johannerburgo, na África do Sul