A cidade do Salvador perdeu muito com o abandono deste projeto
Tasso Franco , da redação em Salvador |
14/10/2017 às 09:02
Bondinho voador em La Paz
Foto: BJÁ
Por que o Teleférico Aflitos-Liberdade pela encosta da cidade, chamado pela população e midia adversária de 'Bodinho Voador', idealizado na campanha de Pedro Irujo, para prefeito da capital, em 1992, não teu certo e não foi executado?
Porque a eleita para prefeita foi Lidice da Mata, então pela legenda do PSDB, mas, uma politica considerada de esquerda e vinculada ao PCdoB, partido que ainda pensa como no século XIX e onde quase tudo tem que ser estatizante, protecionista. E o projeto do teleférico era inovador e representava um meio de tansporte moderno e rápido entre dois pontos da cidade, atendendo o Comércio.
E, óbvio, para sua execução envolveria a iniciativa privada.
A foto acima é do teleférico de La Paz, recente. Estive na capital da Bolivia em 2014 e fui conhecer o teleférico, o mesmo 'bondinho voador' de Pedro. E, em La Paz é mesmo voador porque passa por alturas de 200 metros acima do vale. Quando se chega em La Paz o pouso do avião é em El Alto, cidade da região metropolitana, que, como o nome diz fica no alto, gelada, especialmente no inverno.
Você pega um táxi e o carro desce uma montanha (a entrada de La Paz que fica a parte administrativa, o palácio do governo, as universidades, etc - até o vale, E quando você vai descendo para o vale vê a cidade cercada dos cerros, dos cimos, as montanhas, ocupadas de ponta-a-ponta por residências ondam moram as cholas e as familias mais pobres.
Já neste século uma companhia inglesa em acordo com o governo de La Paz instalou os teleféricos unido o alto dos morros ao vale. Esse é o transporte mais usado em La Paz. No vale, há um sistema de vans que parece caótico, mas, funciona. As vans são lotadas por passageiros nos pontos com os cobradores gritando.
Esse sistema de teleférico existe em Medelin, em Quito, no Rio de Janeiro, na Espanha (donde copiamos), na Ásia, na Turquia e em dezenas de outras partes do mundo.
E aí volta a perfunta: E por que Salvador não fez?
Salvador sempre foi uma cidade atrasada em tudo. O metrô nasceu no governo Imbassahy, o qual substituiu Lidice, com começo da obra em 1999, e só foi inaugurado na sua primeira etapa no governo João Henrique, o "metrô calça curta", em 2012. E só veio a rodar, de fato, já no governo Neto na gestão do governador Wagner, impulsionado, agora, no governo Rui Costa.
Só lembrando, Recife tem metrô desde a década de 1980; e Berlim, desde o final do século XIX.
Na época do bondindo de Pedro, a prefeita era Lidice e não se bicava com o governador ACM. Discutiam nais politica do que, qualquer outra coisa, e a cidade entrou numa situação caótica com as ruas entupidas de lixo, postos de saúdde sem ambulâncias, etc. E ninguém queria discutir o bondinho, o projeto cidade integrada, o projeto orla e assim por diante.
Daí que o bondinho voador ficou só na lembrança, mas, ainda é um projeto bom para a cidade. ACM Neto poderia copiá-lo. Não haveria nenhum mal nisso e Salvador ganharia e muito. (TF)