Política

Marta Rodrigues promove eventos para valorização das mulheres em SSA

Petista vai promover também debates das Mulheres do Calafate e seminário Pensar Salvador
Limiro Besnosik , da redação em Salvador | 06/10/2017 às 20:04
Projeto Mulheres em Debate
Foto: Antonio Queirós

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara de Salvador, tendo à frente a vereadora Marta Rodrigues (PT), realizou mais uma edição do projeto Mulheres em Debate, no final da tarde dessa quinta-feira, 5, no foyer do Centro de Cultura da CMS. O tema foi “Autonomia econômica das mulheres".

Estavam presentes a diretora do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos (Sindoméstico), Cleusa Maria de Jesus Santos, e a economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Ana Margaret Simões, que falaram sobre a posição do gênero feminino no mercado de trabalho.

Cleusa referiu-se às dificuldades enfrentadas, principalmente pelas negras, para conciliar atividades domésticas e profissionais: “Estas mulheres além de trabalhar em casa, elas têm uma dupla jornada. Trabalham na rua e quando chegam em casa trabalham também. E às vezes o companheiro ou a companheira não divide o trabalho”.

Ela enalteceu a chamada PEC das Domésticas, que deu a maior visibilidade à categoria em 80 anos: “Depois da PEC 150, de 1º de outubro de 2015, que a gente veio ter igualdade de direitos, entre aspas, mas pelo menos melhoramos na carga horária de 44 horas semanais, seguro desemprego e FGTS”.

Obstáculos culturais

De acordo com Ana Margaret as mulheres ainda enfrentam obstáculos culturais para inserção no mercado de trabalho. Conforme levantamento do Dieese, o setor que mais absorve as mulheres é o de serviços, que compreende ocupações nas áreas doméstica, de administração pública, saúde, educação e assistência social, por serem mais reservadas à organização.

“Esta palavra autonomia representa uma série de coisas. Não só que essa mulher tenha provisão financeira para se manter, para fazer suas escolhas, mas também que esta mulher tenha outros títulos de situações que façam dela realmente autônoma, dona de si, de suas decisões e de suas atitudes”, opinou.

Marta chamou a atenção para a importância do debate e afirmou que o objetivo é associar a autonomia econômica ao empoderamento feminino: “Este debate nos remete também que a mulher tem autonomia sobre seu próprio corpo, de decidir o melhor para si, e este debate perpassa por muitos outros”, afirmou, exemplificando com o trabalho desenvolvido por mulheres em associações de moradores, na busca por melhorias em prol do coletivo.

Mulheres do Calafate

A edil petista vai promover também na próxima terça-feira, 10, às 19 horas, uma sessão especial para homenagear os 25 anos do Coletivo Mulheres do Calafate, criado para ajudar mulheres em situação de violência.

O grupo, oriundo da comunidade do Calafate, no bairro de Fazenda Grande do Retiro, trabalha para que se façam presentes medidas de enfrentamento à violência contra as mulheres, intensificando principalmente as atividades ligadas à educação.

Escola do Legislativo

Outro evento promovido por Marta foi uma reunião devolutiva, na manhã de quinta-feira, 5, com alunos que concluíram o curso à distância ministrado pela Escola do Legislativo da CMS, através do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB). A legisladora é diretora da instituição soteropolitana.

Segundo ela o objetivo foi ouvir os estudantes para saber “se, de fato, o curso concluído correspondeu com as expectativas, e, também, para valorizar quem fez”. Ela anunciou um outro treinamento sobre peça orçamentária (formada pelo Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual), nos dias 19 e 20 deste mês, na Escola de Administração Fazendária (Esaf), na antiga Receita Federal, no Comércio.

Pensar Salvador

Ainda a respeito da vereadora, ela realizará neste sábado, 7, mais uma edição do seminário Pensar Salvador, com a participação de especialistas para debater proposições para a Economia Popular e Solidária. O evento dá continuidade a uma série de encontros promovidos por ela na campanha eleitoral e no mandato e acontecerá no auditório do Parque São Bartolomeu, às 9 horas.

Estão confirmadas as presenças Janice Vieira, da Cooperativa Fontes de Engomadeira (Coofe) e Marcos Fabrício Oliveira, da Cáritas Brasileira, uma entidade de promoção e atuação social que trabalha na defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável solidário.