Política

Ex-presidente do TRT da 1ª Região é o mais novo cidadão de Salvador

A concessão da honraria foi iniciativa da vereadora Cátia Rodrigues (PHS), através da Resolução 2.565/17 e aprovada por unanimidade.
Da Redação , Salvador | 02/09/2017 às 12:32
Dep Luciano Braga, juíza Sônia Maria Braga, Nelson Braga e vereadora Cátia Rodrigues
Foto: Valemiro Lopes


O trabalho realizado na capital baiana, notadamente como advogado da antiga Rede Ferroviária Federal, credenciou o desembargador carioca Nelson Tomaz Braga, ex-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ), a ser homenageado pela Câmara Municipal de Salvador, na noite da última quinta-feira (31),no plenário Cosme de Farias, com o título de cidadão soteropolitano. A concessão da honraria foi iniciativa da vereadora Cátia Rodrigues (PHS), através da Resolução 2.565/17 e aprovada por unanimidade.

Ela justificou a proposição, classificando como um simples gesto de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados  pelo homenageado ao povo soteropolitano e à Justiça do Trabalho, "que tão bem cuida dos operários, força maior de nossa pátria”, ao tempo em definiu o mais novo cidadão de Salvador como “um espelho para as novas gerações”. Ainda segundo Cátia, as principais características de Nelson Braga são a retidão de caráter, a fibra, a determinação, o humanismo e o espírito conciliador.

O título de 'Cidadão da Cidade do Salvador' foi entregue ao magistrado pelas mãos de Sônia Maria Martinez Tomaz Braga, sua mulher. “É uma grande alegria ser agora, oficialmente, um cidadão soteropolitano. Honra-me ser conterrâneo de Jorge Amado, Irmã Dulce, Orlando Gomes e Pinho Pedreira. Sinto-me orgulhoso pelo título, pois minha história de vida passa pela Bahia”, disse após receber a honraria do Poder Legislativo Municipal.

Perfil gerencial

 Nascido no Rio de Janeiro, em 2 de outubro de 1945, Nelson Tomaz Braga formou-se em Direito pela Faculdade Brasileira de Ciências Jurídicas do Rio e exerceu, dentre outros cargos, o de presidente e vice do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, além de integrar os conselhos Nacional de Justiça e o Superior da Justiça do Trabalho. Em Salvador atuou no setor jurídico da Rede Ferroviária Federal, onde se notabilizou pelo seu perfil gerencial.
Também participou do Instituto Ibero-Americano de Direito do Trabalho, das academias Brasileira de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais, da Ibero-Americana de Derecho del Trabajo e Seguridad Social e da Nacional de Economia.

Na área esportiva, além de coordenador da Justiça Trabalhista no Comitê Nacional do Poder Judiciário para a Copa das Confederações, foi vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Vascaíno, tem três filhos e dois netos.

O homenageado foi conduzido ao plenário pelos desembargadores trabalhistas baianos Roberto Pessoa e Alcino Filizolla e a mesa, que coordenou a solenidade, teve a presidência de Cátia Rodrigues e contou ainda com a presença dos desembargadores Maria de Lourdes Salaberry, do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (Rio de Janeiro), e de Valtércio Oliveira, ex-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (BA), e do deputado federal Luciano Braga (PRB-BA), que dirigiu os trabalhos durante a fala da vereadora