A Câmara de Salvador agora faz parte da União dos Vereadores da Bahia (UVB), filiação possibilidade pela 9.268/2017, publicada na edição de quinta-feira, 3, do Diário Oficial do Município.
Segundo o presidente Leo Prates (DEM) com a adesão a Casa passa a ter uma instituição representativa para defender os interesses municipais, estaduais e nacionais: “Esse é um passo importante para a gente trocar experiências, informações e, sobretudo, fortalecer as Câmaras. Nossos interesses são convergentes”.
De acordo com a presidente da UVB, Edylene Ferreira (PR), de Serrinha, a instituição vem passando por um momento especial de crescimento: “Nesse sentido, a Câmara de Salvador toma à frente e agrega. Já temos cerca de 116 casas legislativas solicitando filiação. Até o fim do ano, pretendemos alcançar 100% das Câmaras baianas”.
Para a diretora regional da UVB, vereadora Mabel Amaral (DEM), de Valente, a chegada da CMS dá mais legitimidade à atuação da instituição: “A presença da maior Câmara estadual na UVB tem uma importância enorme. Além de nos dar um respaldo muito grande, vai facilitar o diálogo com toda a Região Metropolitana de Salvador”.
Manter os vereadores unidos e capacitados, segundo Mabel, é o principal objetivo da UVB. “Somos o para-choque do povo. Estamos na base do sistema político. Recebemos e filtramos as demandas populares para levá-las a deputados e prefeitos, por isso, precisamos estar integrados”, defendeu.
Nos dias 5 e 6 de setembro, a UVB vai promover o Encontro Baiano de Parlamentares Municipalistas, em Serrinha, para reunir os vereadores e debater temas variados com os filiados.