Política

Medalha Zumbi dos Palmares ao coronel PM Silvino Berlink Moraes

Homenagem da Câmara foi iniciativa do vereador Henrique Carballal
Da Redação , Salvador | 28/07/2017 às 10:56
Homenagem da Câmara foi iniciativa do vereador Henrique Carballal
Foto: Valdemiro Lopes

Diretor de Ensino do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) da Polícia Militar da Bahia, o coronel Silvino Berlink Moraes foi condecorado pela Câmara Municipal de Salvador, na noite desta quinta-feira (27), com a Medalha Zumbi dos Palmares. A iniciativa foi do vereador Henrique Carballal (PV), em reconhecimento ao esforço do oficial e da corporação “para a superação dos males provocados pelo racismo".

Em sua saudação, o vereador citou a trajetória de mais de 30 anos de combate ao racismo e à discriminação no serviço público. "O coronel Silvino Berlink de Moraes tem lutado com bravura contra o racismo e a discriminação na cidade mais negra do mundo fora do continente africano”, declarou Carballal.

Ele explicou que a Medalha Zumbi dos Palmares é destinada a pessoas atuantes no combate ao racismo, discriminação e intolerância na cidade de Salvador. E frisou que o coronel Silvino Berlink Moraes foi vitorioso em todas as missões que assumiu, destacando sua formação humanista. “A Polícia Militar da Bahia só é temida pelos malfeitores, pois tem a missão de pacificar a sociedade”, declarou o vereador Carballal.
 
Grande líder
 
Ao agradecer a honraria, o coronel Silvino Moraes lembrou que há seis anos também foi condecorado pela Câmara, desta vez com a Medalha Thomé de Souza (iniciativa do vereador Orlando Palhinha / DEM). “Na minha galeria a medalha Zumbi dos Palmares passou a ser uma das mais importantes, pois Zumbi é considerado na história um grande líder, símbolo de resistência e luta, que se destacou no início da sua história por não submeter-se e nem submeter o povo do Quilombo dos Palmares à proposta da Coroa Portuguesa”, frisou.

Ele dedicou a honraria à Polícia Militar, aos policiais, “especialmente aqueles que tombaram em combate no teatro de operações, no estrito cumprimento do dever legal”. Entre outros cargos, o oficial já coordenou o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd) na capital e Região Metropolitana de Salvador, foi auditor chefe da PM, comandou a Companhia Independente da Barra e a Divisão de Operação de Prevenção a Roubos em Coletivos.

O homenageado foi conduzido ao Plenário Cosme de Farias pelo chefe da Assistência Militar da Câmara, major Paulo Márcio. A Medalha Zumbi dos Palmares foi entregue ao oficial pela mãe Valdete, a esposa Tânia e a filha Carolina.
A mesa da sessão foi formada pelo comandante-geral da PM-BA, coronel Anselmo Alves brandão; secretário de Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa; vice-almirante Arnon Lima Barbosa, ex-comandante do 2º Distrito Naval; capitão de mar e Guerra José Luís Borges, representando o comandante do 2º Distrito Naval, vice-almirante Almir Garnier Santos; coronel marinho, chefe do estado maior da 6ª Região Militar, representando o comandante, general de Divisão Joarez Alves pereira Júnior; coronel Carlos Augusto Gomes, chefe da Casa Militar do Governador; tenente coronel José Henrique Kaipper, comandante da Ala 14 de Salvador (antiga Base Aérea); juiz federal Carlos D´Ávila Teixeira, da 13ª Vara; e henrique Trindade, presidente da Arsal - Agência Reguladora e Fiscalizadora dos Serviços Públicos de Salvador.